Uso de recursos de vídeo no e-learning é eficaz, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Portal e-Learning Brasil no mês de Outubro, revelou que aproximadamente 70% das empresas que empregam o ensino a distância em seus procedimentos adotam a utilização de vídeos como forma de transmitir informações aos cursantes. A pesquisa procurou identificar as características da utilização do recurso vídeo como conteúdo de treinamento nas organizações.

O Portal e-learning Brasil descobriu que o vídeo é mais utilizado, atualmente, como complemento do material pertencente aos cursos. Já como parte dos cursos online, seu emprego é menor. Dos entrevistados, apenas 45% afirmaram que sua organização já utiliza efetivamente o vídeo como parte dos cursos entregues através do e-learning. Quando questionados sobre a eficácia deste recurso, se ele é essencial ou não num programa de aprendizagem, as respostas foram positivas. Para 39% dos pesquisados, o vídeo sempre apresenta resultados significativos. 54% das pessoas afirmaram que o vídeo pode ser útil em alguns casos, dependendo do tipo de treinamento. Apenas 6% afirmaram que este recurso não é essencial e que é possível obter resultados significativos mesmo sem o seu uso.

Foi revelado também que o formato mais utilizado é o reproduzido em vídeo cassete, deixando para trás o streaming (vídeos enviados por partes diretamente para o computador do usuário) e os vídeos para download via internet e intranet. O “peso” dos vídeos enviados ou baixados pelo computador é, na opinião da maioria dos entrevistados, o principal obstáculo para a utilização do recurso. Entre os outros citados estão os custos para produção e a exigência de computadores com configurações mais sofisticadas, capazes de rodar vídeos ou animações elaboradas.

Mais detalhes sobre esta pesquisa realizada pelo Portal e-Learning Brasil, podem ser encontradas no endereço: http://www.elearningbrasil.com.br/news/news20/pesquisa_result.asp

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo