Campinas (AE) – Uma tecnologia para preservar alimentos líquidos por meio da homogeneização à alta pressão foi desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A vantagem da técnica é que ela mantém quase inalteradas características como nutrientes, cor, sabor e aroma dos alimentos porque eles não são submetidos a altas temperaturas.

continua após a publicidade

O coordenador da pesquisa e professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Marcelo Cristianini, disse que o objetivo é eliminar microorganismos dos produtos para estender sua vida útil nas prateleiras. Os pesquisadores desenvolveram o processo com suco de laranja e água de coco. Agora trabalham com cerveja e leite.

A homogeneização é uma alternativa às técnicas de pasteurização e esterilização, usadas pelas indústrias. Ambas utilizam altas temperaturas.

?Os danos nutricionais e sensoriais são praticamente inexistentes no processo de alta pressão?, comentou Cristianini, esclarecendo não haver ainda estudos comparativos sobre os custos das técnicas. Além disso ainda não estão disponíveis no mercado equipamentos para que o processo de homogeneização seja aplicado em larga escala.

continua após a publicidade

O pesquisador argumenta que o método pode agregar valor a produtos e mercados, tornar-se uma opção para consumidores que queiram pagar mais por um alimento que tenha suas características melhor preservadas. Também não há um levantamento sobre a proporção dessa preservação. ?Mas podemos afirmar que um suco de laranja homogeneizado tem mais vitamina C que o pasteurizado ou esterilizado.? Segundo o pesquisador, há uma empresa interessada no processo.