A partir de julho, o Twitter permitirá que as mensagens diretas (DMs) possam ter mais de 140 caracteres. A estratégia de abandonar a restrição, que é uma marca do microblog, foi adotada para torná-lo mais parecido com os serviços de comunicação instantânea, como o WhatsApp e Messenger.
Mas o usuário deve ter atenção porque esta liberada vale só para as DMs. As demais mensagens publicadas na rede social continuarão com as mesmas características. O Twitter anunciou a novidade no fórum para desenvolvedores. A alteração em uma das caracterísitcas que constróem a identidade do microblog entrará no ar no mesmo mês em que o presidente-executivo da empresa, Dick Costolo, deixará o cargo.
O Twitter chegou ao Brasil há 9 anos e congrega atualmente cerca de 220 milhões de usuários ativos. O país está entre os cinco principais em inscritos na rede social. O número de usuários brasileiros no Twitter cresceu 25% em 2014, embora a empresa não revele os números absolutos.
O Twitter tem 63 funcionários no Brasil e, segundo dados da empresa, 288 milhões de pessoas no mundo usam a rede de 140 caracteres ao menos uma vez por mês. Segundo Ribenboim, boa parte dos usuários brasileiros utiliza a rede apenas para leitura e aquisição de informação.