Um conjunto de 94 artigos científicos de Albert Einstein foi leiloado por US$ 42 mil nesta quarta-feira. A receita será destinada ao Partido das Famílias Trabalhadoras, um grupo político de centro-esquerda. "Estamos especialmente comovidos com o fato de que o trabalho de Albert Einstein apoiará o esforço do partido para arrancar o controle do Congresso das mãos da turma mais anticientífica que Washington já viu", disse Dan Cantor, diretor-executivo da agremiação.

continua após a publicidade

Einstein havia guardado cópias dos artigos, publicados entre 1901 e 1925, e os deu ao filho, Albert Hans Einstein, de acordo com informações da casa de leilões Christie’s. Os papéis foram então passados a um outro parente, que os deu a um amigo. O amigo, que não quis ser identificado, é militante do Partido das Famílias Trabalhadoras e acredita que Einstein também apoiaria o grupo.

Os artigos, alguns com anotações pessoais, documentam muitas das descobertas de Einstein. O lote foi comprado por David Waxman, dono da livraria "Estates of Mind", de Nova York.

Einstein, um dos principais físicos da história, formulou a Teoria da Relatividade – que ainda hoje norteia a compreensão científica do tempo, espaço e da gravidade – e foi também um dos pioneiros da física quântica. Ele recebeu o Prêmio Nobel em 1921. Judeu, Albert Einstein deixou a Europa com a ascensão do nazismo, e morreu nos EUA, em 1955.

continua após a publicidade