As palavras que usamos para nos comunicarmos com nossos parceiros (as) pela internet podem ser mais importantes do que imaginamos.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, analisou a comunicação entre 70 casais por meio de mensagens instantâneas (torpedos SMS) durante dez dias. Os casais já estavam juntos, em média, há um ano e meio e tinham uma média de idade de 19 anos. Após seis meses, os casais deveriam comunicar a equipe se estavam ou não namorando ainda. Cerca de 60 por cento dos pombinhos continuavam juntos após o período.
Descobriu-se que quanto mais as mulheres utilizam o pronome “eu” nas mensagens, mais satisfeitas elas estão com a relação. Os homens também demonstram satisfação quando utilizam a primeira pessoa.
Para o autor principal do estudo, Richard Sletcher, “o uso do pronome ‘eu’ indica o quão confortável a pessoa se sente para falar de si mesma para o parceiro ou para a parceira”.
Para Sletcher, no caso das mulheres, abrir-se para o namorado é uma tarefa que exige um alto nível de confiança nele. Se elas o fazem, significa que estão muito satisfeitas com o relacionamento.
O uso de expressões de sentimentos negativos, como “raiva”, não tem relação alguma com a satisfação no relacionamento.
Descobriu-se também que, para as mulheres, quanto mais utilizam negações positivas (como “não satisfeita”), menos felizes estão com o relacionamento. Quanto aos homens, a utilização de sarcasmo (como “ah, que ótimo…”) indica, também, insatisfação.
Essa é uma bela dica para você aprender prestar mais atenção na pessoa amada.