Pesquisadores afirmam que um novo teste pode prever se o relacionamento vai ou não durar. Uma tarefa de associação de palavras – utilizada geralmente para avaliar o racismo e o preconceito – é realizada para revelar o que os parceiros realmente pensam uns dos outros, mesmo que eles não percebam.
A maioria das pesquisas sobre relacionamento se focava em entrevistas com casais. Segundo os cientistas, o problema disso é que as pessoas tendem a “mentir”, a se retratar como um casal feliz, e não admitir se está começando a perder o interesse na relação.
O novo estudo envolveu voluntários que estavam em relacionamentos amorosos. Eles diziam o primeiro nome do seu parceiro e duas outras palavras relacionadas a ele, como o nome de animal de estimação ou uma característica da pessoa.
Em seguida, olhavam para um monitor no qual três grupos de palavras apareciam: palavras boas (como paz, compartilhar), palavras ruins (como morte, crítica) e palavras relacionadas ao parceiro (nomes ou traços).
Havia dois tipos diferentes de testes: no primeiro, o voluntário deveria pressionar a barra de espaço sempre que visse palavras boas ou relacionadas ao parceiro, depois, quando visse combinações ruins de palavras e do parceiro.
A ideia era que a reação das pessoas fosse automática. Se eles fazem associações geralmente boas com os seus parceiros, são capazes de fazer a primeira tarefa mais fácil do que a segunda.
Os resultados mostraram que os voluntários que acharam mais fácil associar a sua parceira com as coisas ruins tinham probabilidade maior de se separar durante o próximo ano.