Telefone via internet é testado em encontro de cultura colaborativa

Salvador – Um sistema de ligações telefônicas feitas por meio de um aparelho para uso do serviço Voip – que consiste na transmissão de voz através do protocolo da internet em vez da tecnologia convencional – está sendo testado no 1.º Encontro da Cultura Colaborativa (Ecco), em Salvador.

Segundo o coordenador de infra-estrutura tecnológica do encontro, Luiz Paulo Leite Machado, o equipamento permite a redução dos gastos com ligações em até 70%, além de realizar chamadas interurbanas sem custos. O aparelho foi cedido pela Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits).

"Com o Voip, estamos viabilizando toda a forma de contato telefônico que realizamos com palestrantes ou parceiros do evento", disse Machado, que coordena uma equipe de 18 pessoas do Projeto Casa Brasil.

O sistema foi instalado na sala de produção do evento e funciona da seguinte maneira: um cabo de rede e o telefone convencional são conectados ao aparelho, que se comunica com um servidor encarregado de fazer a ligação.

Machado explicou que a parte de infra-estrutura tecnológica do Ecco começou a ser instalada uma semana antes do início do evento, na terça-feira (11).

Toda área de 68 mil quilômetros quadrados do Sesc Piatã, local onde se realiza o encontro, está coberta por internet sem fio (wireless). Com o apoio de uma empresa privada, foram montados dois telecentros, cada um com 30 computadores com software livre.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo