A nova tecnologia brasileira será a atração de uma mostra que ocorrerá em Washington, nos Estados Unidos, na próxima quarta-feira. Trata-se do Brazil & US Technology Open House, organizado pela Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela embaixada brasileira em Washington, em conjunto com o National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão ligado ao Departamento de Comércio norte-americano.
O evento, que será realizado na sede do NIST, em Gaithersburg, próximo à capital dos Estados Unidos, terá a exposição de painéis com descrição das instituições, empresas, tecnologias e produtos, além de pronunciamentos de autoridades dos dois países sobre políticas tecnológicas. Essa é a segunda edição da mostra. A primeira ocorreu em 2003.
Além da oportunidade de concretização de negócios para produtos brasileiros de alta tecnologia, o evento tem por objetivo promover uma maior interação com pesquisadores e dirigentes de instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento norte-americanas, para o estabelecimento de programas de cooperação bilateral.
Para a sessão de palestras, no período da manhã, estão previstas as participações do secretário de Política Industrial, Hélio Jaguaribe, do secretário de Política Tecnológica, Francelino Grando, e do embaixador brasileiro nos EUA, Roberto Abdenur. Entre as autoridades norte-americanas que irão se pronunciar estão o subsecretário de Comércio para Tecnologia, Phillip Bond, e os diretores do NIST Steve Carpenter e Arden Bement Jr.