A Symantec – www.symantec.com.br -, empresa de ponta em segurança na Internet, anunciou hoje no Brasil uma nova solução de segurança para correio eletrônico, o Symantec AntiVirus for SMTP Gateways 3.1. O produto traz abordagem de multicamadas para a prevenção contra spams integrada à proteção antivírus.
Administração da proteção contra vírus e do controle do spam nos pontos de entrada da organização são as funcionalidades do Symantec AntiVirus for SMTP Gateways 3.1. A interface intuitiva baseada na Web torna a solução de fácil manejo e fornece uma ferramenta de relatório para o gerenciamento preventivo do SMTP.
De acordo com um estudo recente realizado pelo instituto Osterman Research, o spam é hoje a principal praga dos administradores e dos sistemas de email, superando até mesmo os vírus. Os participantes da pesquisa manifestaram insatisfação com os produtos anti-spam existentes, classificando-os como limitados, altamente reativos e pouco sofisticados.
?O spam começou a crescer exponencialmente em 2002, inundando a Internet com bilhões de mensagens indesejadas por dia?, afirma Orlando Barbieri, diretor-geral da Symantec do Brasil. ?Além de ser um incômodo, essa avalanche impacta no armazenamento de correspondência e na produtividade dos funcionários. A nova solução de segurança da Symantec foi projetada para reduzir os spams e bloquear os vírus no ponto mais inicial de entrada da rede?.
Tecnologia multicamadas
O Symantec AntiVirus for SMTP Gateways 3.1 apresenta integração de várias camadas de detecção. Entre elas, o mecanismo anti-spam heurístico, uma camada de filtragem fornecida por ferramenta verificadora que utiliza tecnologia neural de rede para marcar as mensagens quando certos limites são alcançados. Ele pode ser ajustado pelos administradores para atingir o equilíbrio desejado entre detecção máxima e o mínimo de enganos.
Por meio das listas negras disponibilizadas em tempo real, são relacionados os endereços IP de conhecidas fontes de spams. São normalmente usadas por administradores e fornecem outra camada eficaz de defesa. Há mais de 125 serviços públicos de listas negras em tempo real disponíveis na Internet e é possível usar várias ao mesmo tempo para obter o máximo de cobertura.
Outra modalidade de lista é a branca personalizada. Esta, por sua vez, é utilizada para evitar falsos positivos (quando uma mensagem é incorretamente classificada como lixo eletrônico ou vírus) e remediar problemas caso um servidor de envio de email seja colocado na lista negra. Os administradores preenchem as relações com os domínios dos clientes, parceiros e outras entidades que são a fonte da comunicação desejada. Os domínios elencados ficam isentos de verificações tanto por parte da camada de filtragem de listas negras quanto pela heurística.
A filtragem da linha de assunto, método mais tradicional de detecção de spams, também faz parte do Symantec AntiVirus for SMTP Gateways 3.1. No caso, as que não forem detectadas pela lista negra ou pela heurística podem ser verificadas na busca de palavras-chave específicas. O procedimento é especialmente eficaz contra o spam polimórfico, em que o assunto de cada email enviado é levemente alterado.
A solução conta com o suporte da equipe do Symantec Security Response, composto por dedicados especialistas em segurança, com acesso contínuo 24 horas por dia, minuto a minuto, às informações sobre vírus, resposta rápida e suporte mundial. O preço do Symantec AntiVirus for SMTP Gateways 3.1 é de R$ 43,89 cada licença para um pacote mínimo de 10 e de R$ 42,18 cada licença para um pacote de 25 a 99.