A Symantec divulgou um alerta a seus usuários sobre dois novos vírus, o W32.Opaserv.Worm e o W32.Bugbear@mm, ambos classificados com grau de risco 3, de uma escala que chega até 5. Entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, período em que as pragas foram descobertas, o Centro de Resposta da Symantec já registrou mais de 100 submissões somente no Brasil.
O W32.Opaserv.Worm é um worm que tenta replicar por meio de compartilhamentos de rede abertos. O vírus se autocopia para o arquivo scrsvr.exe na máquina remota e também pode tentar fazer downloads de upgrades a partir do endereço www.opasoft.com.
Já o W32.Bugbear@mm é um worm que se propaga por meio de listas de endereços e compartilhamento de redes. A nova praga pode detectar vulnerabilidades de portas abertas no computador, além da possibilidade de desativar diversos programas de antivírus e firewalls.
As ferramentas de remoção para os novos vírus estão disponíveis no site da Symantec nos seguintes endereços:
W32.Bugbear @mm
As vacinas para os worms W32.Opaserv.Worm e W32.Bugbear@mm estão disponíveis aos usuários do Norton AntiVirus e do Symantec AntiVirus Enterprise Edition no endereço www.symantec.com.br/avcenter/download.html.