Um dos principais investimentos da Stock Photos, maior banco de imagens do Brasil, é justamente no incremento da sua presença na internet e capacidade de memória. Para consultas mais rápidas e produtivas ao seu acervo de 3 milhões de imagens, a Stock acaba de reformular seu portal na internet.
E-commerce total
A Stock Photos é uma das poucas empresas nacionais a oferecer um serviço que seu sócio-diretor, Marcos Scheliga, chama de “e-commerce total”. Como boa parte de seu arquivo de imagens Royalty Free (sem direitos controlados) está disponível no site (www.stockphotos.com.br ), todas as operações de compra de uma fotografia – da seleção e download de imagens ao pagamento – podem ser feitos em ambiente virtual.
“Programa de computador”
O site ganha novidades como a indexação – mecanismo do sistema de busca avançada que fornece ao usuário não só as indicações das imagens lançadas para consulta, mas também variações de imagens sobre o mesmo assunto. Por exemplo, se o tema lançado para busca for café expresso, aparecerão na tela as imagens de café expresso e, à esquerda, um menu indicando links para bebida, bebida quente, café, grão de café e cafeteira, com suas respectivas opções de fotos. Com isso, o usuário mantém o foco da sua pesquisa, mas ganha diversas opções de imagens relacionadas, imediatamente acessíveis pela mesma tela.
O desenvolvedor do site da Stock Photos está trabalhando também na catalogação dos temas lançados para busca e que tiveram retorno zero de imagens. Com isso, a empresa aprimora a indexação das imagens para atender a esse tipo de solicitação. Exemplo real: foi lançada a palavra software para busca, que resultou em nenhuma imagem. Com essa informação catalogada, os desenvolvedores agora vão relacionar as fotos relacionadas com programas de computador. E elas existem: se a expressão usada para busca fosse justamente “programa de computador” o retorno seria de milhares de fotos.