O HSBC passou a contar com uma importante parceria para qualificar o serviço de transações financeiras por meio de telefone celular. O banco passará a contar com soluções da Siemens Enterprise Communications e da Wasys para o recém-lançado banco virtual HSBC Direct, que permite ao cliente realizar suas transações por conta própria, utilizando canais de maior conveniência.
As empresas vão desenvolver a plataforma mLife, que viabiliza a realização de transações financeiras via telefone celular. Lançado no Brasil em março, o novo modelo de relacionamento com o cliente não exige participação da agência, permitindo transações também via Internet, caixas automáticos, telefone e até chat. Basta que o cliente baixe o mLife no celular e pague uma tarifa mensal para ter à disposição um pacote de serviços de uso ilimitado.
Para o Head de Negócios Diretos do HSBC na América Latina, Antonio Almeida, a plataforma da Siemens e Wasys foi implementada por apresentar diferenciais tecnológicos que contribuem para o pleno funcionamento do novo produto do banco, criado para atender a uma nova demanda de consumidores modernos. “O cliente terá os serviços do HSBC à sua disposição por meio de canais de maior conveniência”, explica.
A solução adotada facilita a integração com sistemas legados, já que é baseada em Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). O sistema conta com uma biblioteca de componentes pré-configuráveis, que reduz drasticamente o tempo de projeto, além de ser compatível com a maioria dos sistemas utilizados pelos celulares disponíveis hoje no mercado (Android, BlackBerry, iPhone, Symbian e modelos com Java padrão J2ME MIDP 2.0).
Ao baixar a mLife no celular, o usuário do HSBC Direct recebe uma senha de seis dígitos, com a qual ele pode realizar operações bancárias diversas, como pagamentos e recargas, com a segurança proporcionada pelo Mobile Token. No celular, o Token é gerado dinamicamente a cada requisição, eliminando a necessidade de ser digitado pelo usuário. “Essa funcionalidade simplifica e agiliza as transações, sem comprometer a segurança do processo”, explica Marcos Alberto Pereira, Gerente de Contas da Siemens Enterprise Communications.
No HSBC, a solução da Siemens e Wasys utiliza conexão GPRS a plataforma também está preparada para operar com transmissões Bluetooth, Wi-Fi e SMS. O protocolo mXML desenvolvido exclusivamente para a mLife garante um tráfego de dados até 100 vezes menor que em um acesso HTML. “Este é um diferencial do produto, pois resulta em economia principalmente para os usuários de celulares pré-pagos, que representam 80% dos 152 milhões de aparelhos em operação no Brasil”, afirma Edegar de Oliveira, Diretor Comercial da Wasys Technology.
O HSBC é o primeiro cliente do segmento financeiro no Brasil da solução da Siemens Enterprise Communications e Wasys. As empresas esperam avançar em outros mercados, já que a plataforma permite levar para o celular os sistemas já existentes na Internet, como o de pagamentos e comércio eletrônico, projetos do governo relacionados à inclusão digital e ao fornecimento de informações aos cidadãos etc. Maiores informações sobre o HSBC Direct estão no site www.hsbcdirect.com.br.
