Não é só de links patrocinados e de suas inovações para o público que vive a gigante Go-ogle. Outra fonte importante de recursos para a empresa americana, as soluções corporativas para busca, acabam de chegar ao Brasil. São ferramentas que pretendem atender empresas de todos os portes, ajudando os funcionários na localização de até 15 milhões de documentos da maneira mais completa possível, essencial em tempos de altíssimo volume de dados nos servidores e bancos de dados das companhias.
?A procura pode ser realizada a partir dos documentos do PC individual (como e-mails, apresentações e relatórios), passando pelos dados corporativos (como sistemas, intranet e banco de dados) e até da própria rede web, tudo com a conhecida interface do Google.com?, diz Fernando Grecco, da Mude, empresa que está distribuindo a ferramenta no Brasil. O sistema cria, inclusive, um índice dos documentos que foram usados recentemente e respeita procedimentos de segurança na visualização de resultados.
Grecco diz que o atrativo dos recursos corporativos da Go-ogle é a economia de tempo que eles geram na localização de documentos, estimada em cerca de 25%. ?Ferramentas de busca são fundamentais nas empresas atuais. Imagine uma grande empresa com um arquivo digital de milhões de arquivos e um funcionário precisar de um documento vital que não faz idéia de onde encontrar. A vantagem das ferramentas Google é oferecer a eficiência que transformou a empresa num sinônimo de busca na internet?, enfatiza o diretor.
Mas ao contrário da gratuidade que sempre marcou a Google, as soluções corporativas têm um preço. Elas aliam soluções que integram hardware e software do tipo plug-and-use e são vendidas no Brasil em duas opções de equipamentos: Google Search Appliance – direcionado para grandes empresas, pesquisa em até 15 milhões de documentos, cujo preço não foi divulgado; e o Google Mini – voltado para pequenas e médias empresas, com capacidade de busca de até 300 mil documentos. O valor sugerido para mercado brasileiro é a partir de US$ 4.995,00.