A Bizavista, empresa responsável pela rede de portais de negócios da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, está lançando a nova versão 2.5 da sua plataforma de comércio eletrônico MetaPortal. O produto é uma ferramenta para desenvolvimento de portais corporativos que permite a rápida criação e ativação de Intranets e portais avançados de B2B para pequenas e médias empresas, ou para a criação de redes de relacionamento entre a empresa e seus canais de distribuição ou revenda. Na expectativa da Bizavista, outros mercados promissores para o MetaPortal são as redes de franquia e os provedores de acesso interessados em oferecer soluções de portais “agite e use” para a sua base de assinantes.
De acordo com Mário Firmino, diretor da Bizavista, a principal característica do MetaPortal está em reduzir drasticamente os custos de implementação de portais de negócios e eliminar a exigência de técnicos com alto nível de especialização para a atualização de conteúdos e aplicações da solução de e-business. “Qualquer profissional com alguns conhecimentos em Codfusion pode desenvolver a solução de B2B, a partir de templates pré-existentes no MetaPortal, enquanto a atualização de conteúdo e lay-out pode ser realizada até mesmo pelo usuário final”, afirma Firmino.
Segundo o executivo, com o lançamento da ferramenta, a Bizavista inicia a disseminação de um modelo já empregado por várias associações comerciais do Estado de São Paulo para conectar cerca de 26 mil pequenas empresas de comércio num dos maiores marketplaces da América Latina. Na base deste modelo, explica Mário Firmino, está a constatação de que as soluções de B2B disponíveis no País não levam em conta a grande disparidade de ambientes e culturas que caracterizam as pequenas empresas e pequenas filiais.”Embora estas soluções sejam projetadas para as versões mais recentes do Windows, a realidade da pequena empresa ainda é a forte presença de máquinas 486 ou Pentium 100 rodando versões desatualizadas de sistema operacional”, afirma ele.
A partir desta constatação, a Bizavista projetou o MetaPortal de modo a poder implementar soluções altamente amigáveis e capazes de rodar em qualquer tipo de máquina Windows, Unix ou Linux e sem limitações de lay-out e ferramentas de serviços.
Entre os recursos do MertaPortal estão ferramentas de busca e cotação de produtos, editores de conteúdo e um sistema de hierarquia que permite ao administrador estabelecer políticas de acesso a informações e serviços do portal. O MetaPortal possui também um conjunto completo de recursos para políticas de segurança que inclui desde a identificação de usuários até a edição de restrições e triagens de usuários ou seções.
O produto suporta ainda aplicações WAP e dispõe de uma console de administração centralizada a partir da qual podem ser definidas as políticas de navegação ou a criação de novos portais personalizados, a partir dos modelos já existentes.
Para a comercialização do MetaPortal, a Bizavista iniciou a montagem de uma rede de revendas e consultores de informática interessados na comercialização de soluções populares de e-business.
Bizavista – www.bizavista.com.br
