As drogas continuam sendo um grande problema entre os jovens. Segundo pesquisa realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas, aos 12 anos, cerca de 13% dos jovens já usaram algum tipo de droga ilícita. E 41% já consumiram bebidas alcoólicas entre 10 e 12 anos. Aos 18 anos, 81% já beberam. Os números são assustadores e não param por aí. O uso de drogas por alunos é uma realidade nas escolas e isso afeta o seu desempenho escolar. Entre os 48 mil alunos entrevistados, 54,4% dos que já haviam usado algum tipo de droga estavam pelo menos um ano atrasados em relação à série correta para sua idade. Mais da metade também tinha faltas constantes.
Para evitar o consumo, a prevenção ao uso de drogas deve começar muito cedo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, têm mais chance de usar drogas as pessoas mal informadas sobre o assunto.
Para facilitar o trabalho de educadores, terapeutas, pais e responsáveis, a Log On Editora Multimídia desenvolveu e está colocando no mercado o CD-ROM ?Drogas ? Prevenção à dependência química?. Este título multimídia traz para a linguagem dos jovens de 10 a 18 anos o tema das drogas através de atividades, sobre drogas legais (álcool, fumo, remédios) e ilegais (narcóticos), para que possam valorizar os benefícios de uma vida saudável e relacionar isso às suas ações durante a juventude, tanto agora como na vida futura.
Através de atividades lúdicas, histórias e informações narradas na linguagem dos jovens, além de jogos interativos, o software ensina os adolescentes sobre as drogas em geral, para que eles possam desde cedo basear suas atitudes e decisões em dados confiáveis. Possui também uma biblioteca com informações sobre cada tipo de droga, e uma seção para professores com idéias de atividades.
Desenvolvido e testado com o apoio de educadores e especialistas, o CD-ROM traz 15 histórias interativas sobre as drogas mais comuns: fumo, álcool, cola de sapateiro, medicamentos e maconha. As histórias ilustram situações do cotidiano dos jovens que envolvem pressão de colegas, auto-afirmação, procurar ajuda e ser responsável, apresentando de maneira clara, os prós e contras de cada decisão.
Com interface amigável e intuitiva o programa mostra diversas situações. Na Rua do Bairro existem seis lugares onde os jovens encontram informações, jogos e atividades que divertem enquanto ensinam. No Bar o aluno aprende sobre o teor alcoólico e a quantidade de álcool das bebidas. No salão de Games o jovem conhece as categorias e características de cada droga. No Carro de Polícia o estudante aprende com qual idade é permitido fazer certas coisas e também a conhecer o trabalho de um policial. A Escola dá acesso aos livros ?Grupos de Drogas?, ?As Leis e as Drogas?, ?Como e Onde Obter Ajuda? e um ?Dicionário?. A Farmácia ensina a ler e a entender as bulas de remédios. No Posto de Saúde ensina ao aluno as partes do corpo humano e como as drogas afetam cada uma delas.
O software passou por avaliação em escolas de Niterói, no Rio de Janeiro, com professores que ofereceram conselhos e críticas em cada estágio de desenvolvimento do produto. Hoje em dia, o CD-ROM também é utilizado nas escolas da rede do Governo do Estado de São Paulo. Segundo os produtores, ele proporciona aos educadores um instrumento para o trabalho de prevenção às drogas, já que dentro da escola ela é muito importante, pois é onde o jovem passa grande parte do tempo. A educação preventiva é diferente de simples informação ou repressão, devendo conscientizar os alunos com informações científicas, falando sempre a verdade sobre os riscos e suas conseqüências e evitando a colocação de pontos de vista ou juízos de valor.
DROGAS ? PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Gênero: Educacional
Produtor e Distribuidor: Log On Editora Multimídia
Requisitos Mínimos do Sistema: PC Pentium 266MHz ou equivalente, 100 MB de espaço livre em disco, placa de vídeo 1024X768 em cor 16 bits, CD-ROM 4x, Windows 95/98/ME/XP, Mac OS 8 em diante, Linux.
À venda em lojas especializadas, hipermercados e pela internet
Preço Sugerido: R$ 20,00
Mais Informações: (11) 3891-0072 ? www.logon.com.br