A catarinense Domínio Sistemas estará disponibilizando gratuitamente às mais de mil empresas de contabilidade que utilizam o seu software Domínio Contábil, a opção de preenchimento do Balanço Social no modelo sugerido pelo Ibase – Instituto de Análises Sociais e Econômicas. Esta novidade já poderá ser acessada no final de junho.
O Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade, além de ser um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.
A idéia vai ao encontro das posições adotadas por vários Conselhos Regionais de Contabilidade, que têm incentivado os profissionais da classe contábil a registrarem os dados de promoção humana através do Balanço Social. A adoção do Modelo Ibase pela Domínio se deu pela objetividade e facilidade de levantamento dos dados. Segundo normas do Instituto, as empresas que adotarem e publicarem o Balanço poderão utilizar o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho”.
Para o diretor administrativo da Domsis, Oscar Balsini, a inclusão do BS no software será um incentivo a mais para as empresas aderirem a esta prática e da responsabilidade social empresarial, uma vez que o sistema já gerencia quase todos os dados existentes na planilha do Ibase, cabendo ao contabilista apenas extraí-los e anexá-los ao Balanço. “Se existir disposição das empresas será possível fazer este balanço de forma mais simples e rápida”, analisa Balsini.
A planilha prevê itens como base de cálculo, indicadores sociais internos (alimentação, educação, participação nos lucros, etc.), indicadores sociais externos, ambientais, do corpo funcional, informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial (projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa, a participação dos empregados em programas de trabalho voluntário, entre outros).
O Software Domínio Contábil está instalado em mais de 1200 empresas de contabilidade de todo o Brasil, projetando uma média de 50 mil empresas clientes que terão à disposição os dados para realizar o Balanço Social. Para receber o “Selo Balanço Social Ibase/Betinho, as empresas devem publicar seus balanços em jornal e/ou revista de grande circulação regional e/ou nacional, bem como na página da empresa na internet, quando existir. O Selo será entregue em formato eletrônico (arquivo em Corel Draw) e, opcionalmente, em um quadro emoldurado e nominal, em cerimônia promovida pela empresa e previamente agendada com o Ibase. As empresas terão seus nomes, balanços sociais e páginas na internet divulgados no endereço www.balancosocial.org.br mantido pelo Instituto.
O Ibase define o Balanço Social como um instrumento “ético, por ser justo, bom e responsável já sendo um bem em si mesmo; que agrega valores,pois traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo; que diminui os riscos, onde uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização nos dias de hoje; ferramenta de gestão que permite à empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos; de avaliação, uma vez que analistas de mercado, investidores e órgãos de financiamento (como BNDES, BID e IFC) já incluem o balanço social na lista dos documentos necessários para se conhecer avaliar os riscos e as projeções de uma empresa; e, finalmente, é inovador e transformador, mudando uma antiga visão, indiferente à satisfação e o bem-estar dos funcionários e clientes, para uma visão moderna em que os objetivos da empresa incorporam as práticas de responsabilidade social e ambiental.