A Smart.Net ? dedicada a sistemas pré-pagos baseados em cartões inteligentes (smart cards) ? acaba de disponibilizar três novos produtos, para atender as empresas que desejam substuir os talonários de pré-pagos, como vale-alimentação, vale-refeição e vale-combustível, por cartões inteligentes. O Totem para POS destina-se a alojar os terminais para operações de auto-atendimento, como recarga dos cartões. Outra novidade é a Dispensadora de Vales de duas gavetas, uma solução de transição, que permite a troca de créditos registrados no cartão por vales em papel, para uso em estabelecimentos não automatizados. O terceiro lançamento é o terminal de ponto de vendas ICE 5500, que acrescenta uma série de facilidades para agilizar os pagamentos.
O ICE 5500 é um terminal de ponto de venda, com impressora integrada. Além de um modem, o ICE 5500 está pronto para comunicações via Internet ou outras redes IP. O dispositivo é capaz de ler cartões convencionais (com tarja magnética), cartões inteligentes e suporta também cartões sem contato, com a tecnologia Mifare. ?O terminal tem uma antena que manda energia para ativar o chip do cartão e realiza a transação, sem contato físico. Isso é muito usado em aplicações relacionadas a transporte?, explica Carlos Nascimento, diretor de soluções e sistemas da Smart.Net. Outra característica do ICE 5500 é a plena compatibilidade com as aplicações do modelo ICE 5000. ?Os usuários do ICE 5000 que necessitarem das funcionalidades avançadas do ICE 5500 não precisam alterar a forma de trabalhar a que estão acostumados?, destaca o diretor.
Liberdade de escolha
A Dispensadora de Vales tem como objetivo dar mais liberdade de escolha ao beneficiário portador do smart card. Nesses terminais, o usuário insere seu cartão, recebe os vales impressos e é debitado o saque. ?Evidentemente apostamos na automação total, tanto das emissoras de vales quanto dos estabelecimentos comerciais. Mas, enquanto boa parte dos comerciantes trabalhar com os vales impressos, ofereceremos essa alternativa?, diz Nascimento.
Ele explica que a Smart.Net tem agora dispensadoras com duas gavetas. ?Observamos que as novas dispensadoras atendem o perfil das mais variadas regiões, pois invariavelmente os usuários gastam quase a mesma coisa. Desta forma, reduzimos o custo, sem prejuízo da conveniência do cliente final?, descreve.
Comprovantes de operação
O Totem para POS é um pedestal modular, que suporta até dois terminais ICE 5000 ou ICE 5500 e inclui um no-break interno. O dispositivo abriga também bobinas com maior quantidade de papel. ?Essa solução destina-se a operações não assistidas e é natural que o usuário queira que o terminal emita comprovantes impressos. Por isso, a preocupação com autonomia de papel?, justifica Nascimento.
Os estabelecimentos que operam com sistemas eletrônicos pré-pagos contarão com suporte e manutenção. ?Naturalmente, a maior demanda ocorre nas áreas próximas às empresas que fornecem benefícios a seus funcionários por meio de cartões inteligentes. Nesses casos, a aceitação dos vales eletrônicos é fundamental para atrair público ao estabelecimento?, constata Nascimento.