Site de leilões cria ?universidade? para capacitar vendedores

Mesmo, ainda, sofrendo com preconceito por parte da população, as compras online apresentaram crescimento de 49% no primeiro semestre de 2007, segundo dados da e-Bit. Mas, os números ainda não levam em conta um outro segmento cada vez mais importante das vendas pela internet: os sites de leilões. 

O crescimento da categoria é evidenciado pelo aumento da penetração do Mercado Livre (ML), principal site brasileiro para esse tipo de intermediação. A procura é tanta que a administração do portal resolveu capacitar seus usuários para que se tornassem melhores vendedores. Apesar de ainda ser chamado de site de leilões, a plataforma hoje opera com uma base de 85% do total de produtos ofertados no sistema ?compra já?, onde o preço é fixo.

De acordo com o gerente comercial do ML, Marcos Bueno, a Universidade Mercado Livre, realizada pela segunda vez em Curitiba no último dia 6, teve como objetivo dar subsídios aos novos vendedores para que façam um melhor uso do site. ?Nosso foco é mostrar como o ML é uma ferramenta fácil de manusear e uma boa escolha pra quem pretende começar a vender na internet. Normalmente, as pessoas que participam do evento tem um desempenho melhor do que as que ingressam por conta própria?, afirmou.

Além de passos básicos para venda e noções de marketing, as palestras também incluem a explicação sobre o sistema de pagamento disponibilizado pelo site, o Mercado Pago. ?A maioria dos vendedores de sucesso faz uso do sistema e acredito que ele seja essencial para quem quer ter sucesso no ML. Isso porque uma das grandes dificuldades é a intermediação dos pagamentos?.

Segundo Marcos, a ferramenta congrega todo o sistema de controle das vendas e é gratuita para vendedor, além de representar mais segurança. ?Em qualquer situação o Mercado Pago cobre o eventual prejuízo para vendedores e consumidores porque, na prática, significa uma terceirização da cobrança?.

Outro foco do evento é a troca de experiências entre os usuários para o compartilhamento das boas idéias e eventuais erros. ?Os Mercados Líderes, que são os nossos vendedores mais conceituados, são chamados para dar um testemunho de como desenvolveram seus negócios através da plataforma?, explicou.

O amadurecimento da platéia que freqüentou a Universidade Mercado Livre é outro ponto de destaque para o gerente. ?Do primeiro evento para cá sentimos uma grande mudança no público. No ano passado, as dúvidas foram bem primárias, ainda com relação de como funcionava o ML. Agora, pudemos sentir que o desafio estava na estratégia de vendas?, contou.

Entre os participantes estava Kátia Cristina Mendes da Silva, que hoje trabalha em uma prestadora de serviços em sociedade com o marido. Segundo ela, a participação no evento serviu para entender melhor um novo mercado. ?As vendas na internet só tendem a crescer. Mas, o mercado está sendo conquistado aos poucos, porque o pessoal ainda tem medo de comprar online. Eu acho que é coisa para o futuro e ainda vai ser muito lucrativo?, disse.

Com mais experiência no ramo, o analista de sistemas Jaques Ribeiro hoje conta com cinco sites na internet, sendo três lojas, um site para exposição e produtos e um para intermediação das negociações feitas pelo ML. Há quase quatro anos vendendo no site, ele, que é Mercado Líder, afirmou que a venda pela internet tem suas vantagens. ?Comecei no meu quarto, trabalhando sozinho. Com o tempo o negócio foi evoluindo e fui agregando a família. Hoje, trabalho com a minha esposa em casa mesmo, sem pagar aluguel?, disse.

De acordo com Jaques, as vendas proporcionaram ao casal uma vida confortável. ?Além disso, presto consultoria para pessoas que desejam abrir sua loja virtual?, concluiu. Os serviços dele podem ser conhecidos através do site www.casaclasse.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo