Segunda visita de Einstein ao Rio

Chegada ao Rio de Janeiro. Na segunda-feira, dia 4 de maio, Einstein estava de volta ao Rio de Janeiro, pelo navio Valdívia. No cais esperavam-no os representantes da comissão de recepção nomeada pelo Clube de Engenharia, Academia de Ciências e Escola Politécnica: Arthur Getúlio das Neves, presidente da comissão; Henrique Morize, Daniel Henninger, Adolpho Murtinho, Alfredo Lisboa e Isidoro Kohn. Conduzido ao Hotel Glória, pela comissão de recepção e outros professores das nossas escolas superiores e inclusive alguns estudantes, Einstein se hospedou no Hotel Glória, no apartamento número 400; consta que, ao desembarcar, às 8h da noite, ficou muito impressionado com o espetáculo noturno da cidade.

Na época, como até hoje, esse hotel inaugurado em 1922, nas comemorações do Centenário da Independência, constitui um dos mais belos prédios de estilo art nouveau que dominava e ainda domina uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara.

Nesta mesma noite, a comissão apresentou o programa de visita organizado pela Academia Brasileira de Ciências, que foi aprovado por Einstein:

Programa da Recepção do Professor Einstein

  • 3.ª-feira, 5: À tarde passeio ao Pão de Açúcar. À noite visita da Colônia Israelita.
  • 4.ª-feira, 6: De 1h as 2h, visita a S. Exa. o Sr. presidente da República. Às 4h, recepção e conferência no Clube de Engenharia.
  • 5.ª-feira, 7: De manhã visita ao Museu Nacional. Às 12h, almoço íntimo em casa do Dr. Aluísio de Castro.  – À tarde, passeio na cidade. À noite, recepção na Academia de Ciências.
  • 6.ª-feira, 8: Visita ao Instituto Oswaldo Cruz de manhã. À tarde, às 4h, recepção e conferência na Escola Politécnica.
  • Sábado, 9: De manhã visita ao Observatório Nacional. À noite, recepção na Colônia Israelita.
  • Domingo, 10: Viagem em trem especial a Itatiaia, regresso na segunda feira.

Durante a discussão desse programa Einstein queixou-se da programação em Buenos Aires, alegando que no Brasil desejava uma visita mais leve que lhe permitisse descansar e aproveitar para admirar as belezas do Rio.

Como ocorreu na primeira visita, O Jornal, sob orientação de Assis Chateaubriand, deu a mais completa notícia sobre a chegada de Einstein. Por sugestão de Álvaro Osório de Almeida, Chateaubriand lançou uma campanha destinada a recolher recursos para aquisição de uma lembrança ao físico alemão. Encabeçavam a lista Assis Chateaubriand e Guilherme Guinle, cada um deles com 500 mil réis.

Pão de Açúcar

(terça-feira, 5 de maio)

Na terça-feira, dia 5 de maio, muito cedo pela manhã, Izidoro Kohn, presidente da Comunidade Israelita Brasileira, procurou Einstein para que fossem à alfaiataria Tombo do Rio, no centro da cidade, para experimentar um fraque, pois era o traje mais indicado para a audiência com o presidente da República. Logo em seguida, após uma rápida visita pelo centro da cidade, dirigiram-se para o hotel onde almoçaram com Irma, esposa de Kohn, e uma amiga, Poldi Wettl. Durante o almoço descobriram que haviam esquecido de comprar uma gravata, tendo Einstein sido convidado a ir à residência de Kohn, onde poderia escolher uma das suas.

À tarde, no Hotel Glória, o professor Washington Garcia, diretor da Faculdade de Filosofia, esteve em visita a Einstein, quando lhe entregou os diplomas de Professor Honorário e Doutor em filosofia, concedidos pela Faculdade. Logo em seguida recebeu um grupo de alemães que o convidaram para um jantar no Clube Germânica patrocinado pela comunidade alemã.

Ao anoitecer, visitou o Pão de Açúcar acompanhado de alguns membros da comissão de recepção. Ao descer, às 6h30, declarou-se de novo maravilhado com a beleza excepcional da cidade ao cair da tarde, quando as luzes começavam a iluminar o espetáculo.

Em seu diário descreveu este passeio como ?uma viagem vertiginosa sobre a floresta selvagem em cabo de aço?.

À noite, participou das boas vindas da comunidade judaica e em seguida, acompanhado do ?muito simpático, inteligente e distinto rabino? Isaiah Raffalovich, fez um passeio pela cidade.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão é pesquisador-titutar do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no qual foi fundador e primeiro diretor, autor de mais de 70 livros, entre outros, do ?Explicando a Teoria da Relatividade?. Consulte a homepage: www.ronaldomourao.com.br 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo