Muitas pessoas usam da força de vontade para perder peso, parar de fumar ou para outras ações que geralmente não são benéficas. Porém, uma nova pesquisa mostrou o porquê que nem sempre a força de vontade funciona.

continua após a publicidade

O estudo descobriu que as pessoas tendem a superestimar suas habilidades em resistir aos desejos mais fortes, e aqueles que são mais confiantes a respeito de sua força vontade costumam perdê-la.

Segundo o psicólogo que coordenou a pesquisa, Loran Nordgren, da Universidade Northwestern Kellogg School of Management, a melhor forma de ficar sob controle é evitar situações que as tentações possam surgir. “A solução é simplesmente evitar qualquer situação onde vícios e outras fraquezas apareçam, principalmente para indivíduos que mantém uma visão mais humilde de sua força de vontade”, explica.

No estudo, Nordgren e seus colegas conduziram uma série de experimentos em universitários a fim de examinar suas reações quando expostos a alguma tentação. Em um dos experimentos, fumantes que acreditavam que pudessem resistir ao desejo de fumar estavam mais predispostos a acender um cigarro do que os fumantes que perceberam ter pouco auto-controle .

continua após a publicidade

As descobertas, que aparecerão na próxima edição da revista Psychological Science, têm implicações para qualquer um que está tentando superar os vícios, seja por comida, álcool, drogas, sexo ou qualquer outro comportamento.

“Nós nos expomos mais as tentações do que sabemos, e por conta disso temos milhares de pessoas sofrendo com obesidade, vícios e outros estilos de vida não saudáveis. E embora, nosso estudo foca em comportamentos pessoais como fumar e comer, é fácil aplicar nossas descobertas em um contexto mais amplo”, finaliza Nordgren.

continua após a publicidade