Robô ajudará em resgates no exército

Foi criado um novo robô a fim de ajudar em resgates no exército. O humanóide BEAR (que em inglês significa ‘urso’, mas neste caso é a sigla para Battlefield Extraction-Assist Robot) pode localizar vítimas em minas, campos de batalha, derramamento tóxico ou estruturas prejudicadas por terremotos. E, de acordo com o fabricante Vecna Robotics, também pode levantar e carregar pessoas a uma longa distância com segurança, sem arriscar outras vidas.

O desafio foi aumentar a capacidade de busca e resgate reduzindo o tempo em que profissionais do resgate de arriscam suas vidas diariamente. Mais da metade das Medalhas de Honra auferidas pelos médicos são concedidas postumamente.

Os protótipos atuais – nove até agora – são aperfeiçoados para que tenham resistência ao fogo e explosões, alta velocidade e aumento na agilidade. O robô, de acordo com o fabricante, possui um corpo mais “poderoso” e alto controlado por sistemas hidráulicos que podem levantar até 226 kilos. A mobilidade é feita por duas esteiras que podem ficar apoiadas no chão a fim de recolher a vítima, assim como podem levantar e ficar em pé.

Porém, a empresa Vecna ainda está trabalhando nas habilidades do BEAR para transitar em lugares mais complexos e elevar o nível de interação humana-robô.O projeto é patrocinado pela U.S. Army’s Telemedicine e o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica, que faz parte do U.S. Army Medical Research and Material Command.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna