Depois de longos meses apenas com os rumores sobre o possível “BlackPad“, a RIM finalmente lança o seu primeiro tablet para o mundo, e já avisa os concorrentes que não está para brincadeira e veio para competir de igual para igual com rivais como iPad, Samsung Galaxy Tab e outros.
O Blackberry PlayBook, nome dado ao tablet, foi lançado na tarde de ontem, durante a conferência de desenvolvedores da RIM, trazendo várias características fortes, tanto no software quanto no hardware.
Como vários analistas já previam, o Blackberry PlayBook não virá rodando a plataforma habitual dos smartphones da companhia, o Blackberry OS, mas sim uma versão própria para o tablet baseada em UNIX, desenvolvida pela RIM em parceria com a QNX Software Systems, a qual foi chamada de Blackberry Tablet OS.
Se falando de hardware, o Blackberry PlayBook é um gigante. Trazendo uma tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque, o tablet da RIM promete ser um centro de entretenimento para aquelas pessoas que não dispensam vídeos, fotos e músicas em um tablet. Além disso, o “aparelhinho” também conta com duas câmeras, uma frontal e outra traseira, para gravações de vídeos em grande estilo e em alta definição (1080p), além de servir também para fazer vídeoconferências e tirar fotografias.
Confira as especificações completas do Blackberry PlayBook abaixo:
- 7″ LCD, 1024 x 600, WSVGA, tela capacitiva com multitoque e suporte a gestos
- Sistema operacional BlackBerry Tablet OS, baseado em UNIX, com suporte a multi-tarefa
- Processador ARM-9 dual-core de 1 GHz
- 1 GB RAM
- Duas câmeras de alta definição (3 MP frontal, 5 MP traseira), com capacidade de gravação em HD 1080p.
- Reprodução de vídeo: 1080p HD Video, H.264, MPEG, DivX, WMV
- Reprodução de áudio: MP3, AAC, WMA
- Saída de vídeo HDMI
- Wi-Fi – 802.11 a/b/g/n
- Bluetooth 2.1 + EDR
- Conectores: microHDMI, microUSB, recarregador da bateria
- Plataforma aberta com suporte a WebKit/HTML-5, Adobe Flash Player 10.1, Adobe Mobile AIR, Adobe Reader, POSIX, OpenGL, Java
- Medidas: 130mm x 193mm x 10mm, 400 gramas
- RIM pretende oferecer com 3G e 4G no futuro.
Fotos
Lançamento e preço
O Blackberry PlayBook começará a ser comercializado apenas no começo de 2011 nos EUA, já o lançamento nos demais países do globo só será feito no segundo trimestre do mesmo ano.
O preço do novo tablet ainda não foi divulgado, porém analistas prevêem algo na casa dos 500 dólares, para haja competição com os modelos dos concorrentes.
Orkut
Se você gostou do Blackberry PlayBook, entre na nossa comunidade dedicada à ele no Orkut.
Fonte: RIM entra no mercado dos tablets e lança o Blackberry PlayBook