A tecnologia dá um efeito como ao do Daily Prophet – um jornal com fotos em movimento que aparece nos filmes de Harry Potter. O primeiro vídeo em propaganda impressa será publicado na revista Entertainment Weekly, nos Estados Unidos, em 18 de setembro, que será distribuída em Los Angeles e Nova York. Com uma tela fina – próxima do tamanho de uma tela de celular – terá também baterias recarregáveis.

continua após a publicidade

O chip utilizado no vídeo é similar ao de cartões comemorativos e fica ativo quando a página é virada. Cada chip pode aguentar até 40 minutos de vídeo. Os primeiros clipes aparecerão em canais de televisão nos Estados Unidos como a CBS e nas propagandas da Pepsi. Acredita-se que essa nova tecnologia irá custar muito mais do que propagandas impressas normais.

Apesar disso parece existir demanda, em um mercado cada vez mais competitivo, e anunciantes perceberam que é mais importante do que nunca criar atenção para o produto. Não é a primeira vez que editores fazem esse tipo de experiência com tecnologia digital em revistas. Ano passado, por exemplo, a revista masculina Esquire publicou pela primeira vez usando tecnologia e-ink com capas usavam padrões que se alternavam. E-ink é uma tecnologia usada nos livros eletrônicos da Sony Reader e Amazon Kindle.

continua após a publicidade