Chega às bancas esta semana o livro ?Linux ? O Fenômeno do Software Livre?, da Coleção Para Saber Mais da Superinteressante. O volume pretende explicar o que é o Linux, quando surgiu, o que modificou no mundo digital e as polêmicas que gerou.
Escrito por Hélio Gurovitz, diretor do portal da revista Exame, formado em ciências da computação e jornalismo pela USP, e mestre em hipermídia pela Universidade de Westminster (Inglaterra), ?Linux? foi feito para leigos que queiram entender o Software Livre.
O livro conta a história de Linus Torvalds, criador de software que desenvolveu, na década de 90, o sistema operacional Linux, que não só fornecia o segredo do seu sistema (o chamado código-fonte) como estimulava que programadores do mundo inteiro sugerissem inovações e apontassem defeitos.
Logo na introdução, o leitor fica sabendo que o Brasil, ao lado da Índia, é considerado um dos principais centros de adoção e desenvolvimento de programas de computador livres, que podem ser usados e copiados por qualquer pessoa capacitada. Hélio Gurovitz também discute as forças e contradições da comunidade que propõe este tipo de software e que tenta construir com ela uma nova modalidade de desenvolvimento econômico.