Não são só websites como Facebook, MySpace e Orkut que estão prosperando graças à popularidade das grandes comunidades virtuais. Uma pequena rádio no sul de São Paulo descobriu uma maneira de tornar a rádio em um novo meio de comunicação.
O Radar Cultura permite aos ouvintes votar nas músicas, conversar com outras pessoas e criar a própria playlists por meio da página da rádio.
A idéia foi concebida no final de 2007 por Andre Avorio, que se inspirou em sites como Digg.com e Last.fm para produzir uma experiencia em rádio original.
“O Radar Cultura é uma estação de rádio pública e nós estamos muito interessados em chegar mais perto da audiência.”, diz ele.
“Dando à audiência o poder de escolher as músicas e os conteúdos mais interessantes, possibilita a exploração em conjunto dos problemas que mais preocupam.”, diz Andre.
“O rádio costumava ser a principal mídia para pessoas descobrirem novas músicas, hoje, no entanto, as pessoas estão usando sites como Last.fm para ajudá-los nessa exploração pelo mundo da música.”
“Quando você conecta o radio na internet, você consegue uma mídia muito mais poderosa.”, ele completa.
Conteúdo Aberto
Avorio criou o site do Radar Cultura usando um software gratuito chamado Drupal que ajuda a controlar o conteúdo que eles produzem – sendo os programas de rádio ou as playlists.
Toda a estação e o website estão usando Drupal e as ferramentas que têm crescido em torno disso.
“Qualquer estação de radio que quer usar o mesmo sistema do Radar Cultura, é possível fazer o download do software a partir do site Drupal”, ele diz.
Muita da informação publicada no site é também disponibilizada sob uma licença, e entao qualquer um pode pegar e usar de forma livre.
“A idéia é criar uma rádio colaborativa e a audiência é convidada a produzir tudo,” diz Leah Ranja, um produtor de estações em internet.
” A audiência pode votar pela música que eles querem e nós então colocamos no ar as mais votadas.”