Pense em lipoproteínas como pequenos veículos que levam gordura, nutrientes e colesterol para diferentes áreas do corpo. Há dois tipos de lipoproteínas – as densas, conhecidas como HDL (High Density Lipoproteins), e as de baixa densidade, as LDL (Low Density Lipoproteins). O primeiro tipo é o colesterol bom e o segundo o ruim. Mas por que?
As HDL, por serem mais densas, contêm mais proteínas e pouca gordura. Já as LDL carregam mais gordura e, por conseqüência, mais colesterol.
O tipo mais saudável de lipoproteína, o HDL, anda pelo seu corpo coletando o excesso de colesterol nos seus órgãos e depois descarrega tudo no intestino – onde ele recebe a destinação apropriada. O HDL é formado, na sua maior parte, no fígado.
Já o LDL faz o oposto. Ele leva a gordura para células que estão com falta dessa substância. Até aí não tem nada de mais, afinal o LDL só está fazendo o seu trabalho. Mas ele pode se infiltrar em artérias deixando gordura e colesterol para trás. Essa gordura, eventualmente, forma placas que entopem nossas veias, bloqueando o fluxo de sangue – logo, seu excesso é prejudicial. Por isso os exames mostram qual seria a taxa ideal de colesterol LDL também e é por isso que “zerar” os níveis dessa substância também não é uma boa idéia.
Fonte: Qual é a diferença entre o colesterol bom e o ruim?