Projeto contra a exclusão digital é lançado em MS

ComUnidade Brasil. Este é o nome do projeto que será lançado amanhã, quarta-feira (dia 30), no município de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso. Fruto da união entre iniciativa privada, órgãos do governo e terceiro setor, o projeto visa diminuir a exclusão digital por meio da instalação de telecentros comunitários com acesso à internet e cursos de introdução às tecnologias da informação nos municípios brasileiros.

Cada telecentro será equipado com dez computadores, um servidor, uma impressora e um scanner, que ficarão à disposição de qualquer cidadão que queira utilizá-los. Em cada localidade serão treinados três monitores, preparados para auxiliar os usuários a se conectar e a navegar na internet.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) será a responsável pela coordenação de estudos de impacto de desenvolvimento nas localidades. O Comitê Nacional do projeto é composto pelo Programa Comunidade Ativa, da Comunidade Solidária; pela UNESCO, pela Secretaria Executiva do Governo Eletrônico, do Ministério do Planejamento; pela Agência Eletrônica; pelo Programa Nacional Paz nas Escolas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça; e pelo Plano de Prevenção da Violência Urbana (PIAPS), coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O projeto-piloto será iniciado em seis municípios da região metropolitana de Mato Grosso: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande, além de Santo Antônio do Leverger. Nessas salas, sob a responsabilidade do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, os moradores terão cursos sobre conteúdos básicos de informática e acesso aos serviços públicos disponíveis na Rede. Eles poderão ainda produzir e divulgar informações sobre sua localidade, bem como participar de oficinas profissionalizantes e de capacitação.

Também no dia 30/10 acontecerá o lançamento do portal ComUnidade Brasil (

www.comunidade-brasil.net). Nele, os interessados poderão acessar os serviços do governo, fazer cursos com o Web-Aula, participar do chat ou ver notícias de outras comunidades inseridas no projeto. A idéia é que nos próximos meses seja formada uma rede de comunicação comunitária a partir da produção de notícias de cada local.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo