Pelo menos 5.107 laptops estão sendo entregues pelo Ministério da Educação (MEC) para 13 escolas municipais e estaduais no Paraná. As escolas estão recebendo os computadores por meio do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA).

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As unidades portáteis serão distribuídas em seis escolas estaduais e outras sete escolas municipais. Em todo o País, 300 escolas serão beneficiadas com cerca de 150 mil computadores.

Para Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do MEC, a presença do computador pessoal em sala representa a possibilidade do aluno pesquisar e buscar mais conhecimento sobre o tema, bem como uma interatividade entre as escolas e a utilização de conteúdos digitais.

“Essa interatividade possibilita visões diferenciadas sobre os assuntos e mais autonomia ao estudante. Essa mudança de foco durante a aula é muito interessante. O computador é responsável por isso”, diz.

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Em Curitiba, apenas o Colégio Estadual Gottlieb Mueller e a Escola Municipal Centro de Educação Integral Julio Moreira receberão os computadores. Segundo Eloina Santos, coordenadora de Tecnologia da Secretaria de Educação de Curitiba (SME), os computadores permitirão maior flexibilidade.

“Temos os laboratórios de informática que são utilizados em dias e horários determinados, mas esse equipamento permitirá que o professor e o aluno desenvolva atividade digital a qualquer momento”, afirma.

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Com essa mobilidade, o professor pode preparar sua aula e aplicá-la a qualquer momento. Na escola municipal os alunos podem trabalhar com produção de texto, jornal laboratório, além de filmes e fotos, que são postados em redes sociais na internet.

Tão importante quanto o laptop, a capacitação dos professores é essencial para sucesso do projeto piloto, conforme explica Elizabete dos Santos, diretora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação.

“A formação dos professores é de extrema importância. Temos uma equipe que vai atuar nas sete escolas da Seed participantes, além de ajudar outros dois municípios que não têm condições”, lembra.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) estruturou o curso que está sendo aplicado aos professores. O Mec já vê resultados positivos no UCA. “Com os computadores evitamos os atrasos, mas geramos mais espera aos pais na saída. Percebemos que os alunos gostaram e nós também, pois a melhoria da escola depende de um grande conjunto, no qual o laptop está envolvido”, frisa.

Particulares

Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), Ademar Batista Pereira, a tecnologia é importante no ensino, mas não fundamental para melhoria da qualidade.

“A tecnologia na verdade é muito importante na escola, mas não vai mudar a qualidade da educação em si, sozinha”, opina. Dentre as tecnologias utilizadas Batista destaca a lousa digital. “O quadro interativo além de ajudar traz muitos recursos aos professores, tais como imagens tridimensionais e som”, aponta.

Essas tecnologias chegam para enriquecer a visão dos estudantes. “Ver uma foto no livro é uma coisa. A terceira dimensão traz uma noção mais clara sobre o assunto ao aluno”, opina.

Além de todas as tecnologias utilizadas em sala de aula, para Batista é essencial ter um professor bem preparado. “Precisamos de professores bem preparados para repassar os conteúdos em sala de aula”, opina.