Talvez você realmente acredite que “opostos se atraem”, mas já deve ter percebido que algum amigo que começou a namorar ficou muito parecido com seu par depois de um tempo. Uma nova pesquisa mostra que, na verdade, o que acontece é que são as semelhanças, e não as diferenças, que fazem com que o relacionamento dê certo.
Psicólogos da Universidade de Michigan fizeram um estudo para analisar esse fenômeno. Eles analisaram fotos de casais recém-casados e de 25 anos depois do casamento. O resultado mostrou que eles ficaram parecidos com o passar do tempo e, quanto mais feliz o casal dizia que era no relacionamento, mais eles eram parecidos fisicamente.
A verdade é que você não fica com o rosto parecido com o do seu amado, mas temos uma tendência a imitar expressões faciais e o jeito de quem gostamos. Logo, com o passar dos anos, se seu namorado é bem humorado e sorri o tempo todo, você tem grandes chances de adotar o mesmo comportamento e, quando os dois forem mais velhos, ambos terão rugas de expressão ao redor da boca.
Mas outras pesquisas sugerem que namorados começam a ficar parecidos porque, de alguma forma, eles já são parecidos antes de começarem o namoro e procuraram uma pessoa com personalidade parecida para iniciar o relacionamento. Com o passar do tempo, essas similaridades só se evidenciariam.