Um novo tipo de célula tronco foi descoberto no cérebro humano – e ela pode ser o motivo pelo qual desenvolvemos nossos cérebros mais do que outros animais.
As células formam o neocórtex ou a camada externa do cérebro. Enquanto outros animais possuem essa parte do cérebro menos desenvolvida, nos humanos e nos outros primatas ela é maior – o neocórtex seria responsável pelas nossas habilidades únicas (como a comunicação e linguagem).
Mesmo que as novas células -tronco recém descobertas estejam presentes em outros animais (como gatos e cachorros), humanos possuem uma quantidade maior delas e elas são mais ativas em nossos organismos. Como elas se transformam em neurônios, isso explicaria nossa maior capacidade cognitiva.
É importante ressaltar que essas células não estão presentes em ratos de laboratório e doenças como esquizofrenia e Alzheimer, que afetam o neocórtex e que, atualmente, são estudadas nesses animais. Cientistas, a partir dessa data, devem procurar novas cobaias para esse tipo de experimento.