Com o crescimento do e-Learning novas áreas de atuação profissional estão sendo descobertas pelo mercado. Mas onde buscar a especialização necessária? Como manter-se atualizado numa área tão dinâmica? O Portal e-Learning Brasil realizou no mês de julho uma pesquisa com mais de 180 organizações para definir as preferências destes profissionais do ensino a distância, revelando que a demanda por informações de origem nacional vem crescendo, assim como a qualidade dos cursos brasileiros.
O primeiro passo da pesquisa foi levantar onde os profissionais buscam informações e notícias para manterem-se atualizados. Do universo da pesquisa, 27% pesquisam sites nacionais, 19 % recorrem a sites internacionais e 15% acreditam que as melhores informações são encontradas em congressos e workshops. Esses números mostram que há demanda para a nacionalização do ensino a distância, que mostra força para competir com provedores de soluções internacionais.
Os profissionais de Tecnologia da Informação são os mais indicados, segundo 29% dos entrevistados, para tratar diariamente de projetos ligados ao e-learning. Os pedagogos vêm em segundo lugar com 25%, seguidos de perto pelos profissionais da área de treinamento, com 23%. Vale salientar que cada atividade precisa de um especialista, mas a pesquisa procurou levantar quais certificações as empresas reconhecem como primordiais para esses profissionais.
Aprender técnicas de desenvolvimento de conteúdos em e-learning é também uma das grandes preocupações dos entrevistados, apontada por cerca de 39% deles. Gerenciar projetos, para 31%, é o principal interesse de aprendizado.
Realizando a pesquisa sobre as principais fontes de informação para atualização e especialização em e-learning, o Portal e-Learning Brasil reforça seu compromisso em manter a Comunidade de e-Learning atualizada com as principais tendências nacionais e internacionais do mercado de Ensino a Distância.
Pesquisa:
Principais Fontes de Informação para Atualização e Especialização em e-Learning.
http://www.elearningbrasil.com.br/news/Resultados/pesq_result_26.asp