continua após a publicidade

Uma pesquisa realizada pela iSuppli mostra que, mesmo com a chegada de diversos modelos de novas tablets no mercado, o iPad continua na liderança.

“Apesar de o iPad só estar no mercado há alguns poucos meses, interesses poderosos de firmas de tecnologia estão estimulando grandes investimentos para desafiar e superar a dominação da Apple nesse mercado de crescimento acelerado”, disse Rhoda Alexander, um dos diretores da iSuppli. “Todavia, se a história recente for algum indicativo, levará um tempo para essas companhias colocarem seus produtos no mercado, mais ainda para oferecerem o suporte necessário aos softwares e à infra-estrutura, e um período ainda mais logo para começarem a rivalizar a experiência geral que a Apple já proporciona a seus usuários”.

Em termos de venda e participação no mercado, a pesquisa ainda indica que o iPad não deverá ter concorrentes à altura antes de 2011. Estima-se de que ele irá chegar ao final do ano com pelo menos 74,1% das vendas deste tipo de aparelho, enquanto que todos os outros modelos somarão cerca de 25,9%.

continua após a publicidade

Porém, segundo a pesquisa, este quadro começa a mudar um pouco no ano que vem, quando começarem a surgir modelos mais competitivos. Os números poderão mudar para uma pequena queda da Apple, que ficará com 70,4% das vendas. Em 2012, esta irá ficar com 61,7%.

Mas isso só irá acontecer caso os outros fabricantes consigam produzir modelo mais baratos e econômicos, e uma loja de aplicativos tão boa quanto a App Store.

continua após a publicidade

Fonte: Pesquisa mostra que a Apple ficará no topo do mercado de tablets pelo menos até 2012