A Abranet – Associação Brasileira dos Provedores de Internet ? anuncia uma pesquisa sobre o número de provedores de acesso à Internet do Brasil referente ao ano de 2002. Para o levantamento destes dados a entidade utilizou como principal fonte os guias de busca, além de confirmações nas páginas da Web. Em comparação à edição realizada em 2001, foi constatado um aumento de provedores nas regiões Norte e Sul, e diminuição nas demais.
A região Sul foi a que apresentou maior índice de crescimento, 10%; seguida pela Norte com 1,7%. ?No Sul houve um aumento devido a maior expansão na rede de telefonia e facilidades que foram implantadas em cidades de menor porte. Já nas regiões mais distantes, como a Norte, as reações tecnológicas são sempre mais lentas que nas demais. O que está acontecendo lá, é o resultado natural de uma expansão maior das infra-estruturas de comunicações?, comenta o diretor-presidente da Abranet, Roque Abdo.
As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste apresentaram uma diminuição de 16,5%; 5%; e 3,5% respectivamente.?A queda nestas localidades não representa uma retração no mercado, mas um ajuste natural com redução de provedores sem diminuição de usuários. Empresas maiores adquiriram menores, com o objetivo de expansão mais acelerada. As fusões entre pequenos e médios em busca de maior rentabilidade e penetração também são responsáveis pelo quadro?, afirma Abdo.
Pesquisa Abranet atualiza número de provedores no país
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade