A indústria de computadores pessoais está pronta para a comercialização de milhões de unidades com dispositivos Internet-centric, porém, algumas das maiores empresas da área estão reticentes, pelo fato de uma nova geração de computadores estar surgindo com um preço que poderia ameaçar os lucros que os PC makers possuem.

continua após a publicidade

Os novos computadores , chamados de Netbooks, tem pouca memória onboard e destinam-se em grande parte ao acesso à Internet e verificação de e-mail, seu preço de mercado gira em torno de U$300.

Pretende-se com a nova tecnologia, seguir em direção a tendência do  “cloud computing” no qual os dados são geridos e armazenados em servidores distantes, e não no próprio computador. Assim como a ASUS e a EVEREX, que são pioneiras nesse segmento dos Netbooks, a empresa  Silicon Valley, também chamada de CherryPal, diz que vai desafiar a idéia de que é  necessário grande potência onboard para as funções básicas da internet. A empresa anúciou o lançamento de um PC desktop, no valor de US$ 240, que possui um tamanho muito menor do que os convencionais  e que utiliza dois watts de potência, muito abaixo da potência de 100 watts utilizada por outros desktops.

Mais apesar da competição contra essas novas máquinas, Dell e Acer, dois dos maiores fabricantes de computadores do mundo, não vão deixar o mercado livre para a concorrência. Já a Hewlett-Packard lançou recentemente no mercado um híbrido de bloco de notas e Netbook que eles chamam de Mini-note.

continua após a publicidade

Vários outros fabricantes estão seguindo caminhos diferentes e indo um pouco mais longe. Nos próximos meses espera-se que chegue ao mercado os “net-tops” de baixo custo, que são versões de computadores desktop destinados exclusivamente ao acesso à Internet.

Analistas da indústria dizem que o surgimento desta  nova classe de máquinas de baixo custo (cloud-centric) pode ameaçar gigantes da indústria como  Microsoft , Intel ou até mesmo HP e Dell, uma vez que essas empresas trabalham com o conceito de que os consumidores querem  mais poder e funções em seus computadores.

continua após a publicidade

Algumas das grandes empresas acham até positivo o surgimento de máquinas de baixo custo e acrescentam que é sempre interessante novas categorias de produtos, mas que esse setor tende a não decolar por causa da baixa margem de lucros. Porém, de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela IDC, os números apontam para outra direção. A nova categoria “cloud computing” – Netbooks –  pode sair de menos de 500 mil em 2007 para 9 milhões em 2012, passando a ser o segundo em expansão  no mercado de computadores. A Intel prevê que até 2011 o mercado de Netbooks atingirá 40 milhões de unidades por ano, razão pela a empresa está investindo na tecnologia e no desenvolvimento de chips destinados a esses produtos.

A questão é que esses aparelhos com pouca capacidade de armazenamento e funções limitadas dificilmente vão suprir a necessidade de alguém que precise ou já esteja acostumado com um computador de alta potência. Mesmo assim, os Netbooks têm grandes chances de conquistar o mercado pois são ferramentas de auxílio disponíveis a um preço bem baixo.

Fonte: New York Times