Um brinquedo mutante, que pode se transformar em diversas formas de acordo com a criatividade de quem o manipula. Assim é o Erês, criado pelo designer de produto paranaense Paulo Dias Batista Junior e que acaba de receber um dos mais importantes prêmios do design europeu, o IF Product Design Award 2009, do qual participou através do Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil), do Centro de Design do Paraná.
O brinquedo, feito a partir de espuma poliuretânica, é composto de módulos, sendo que cada módulo custa cerca de R$ 75. “O Erês é um produto novo, voltado principalmente para crianças com paralisia cerebral. Ao utilizá-lo, os portadores de necessidades especiais, de maneira lúdica, se relacionam com outras pessoas e realizam exercícios de psicomotricidade”, comenta Paulo.
Voltado para escolas, creches e brinquedotecas, o Erês geralmente é utilizado sob a supervisão de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Por crianças até oito anos de idade, ele pode ser utilizado, por exemplo, como um brinquedo de montar e escalar. Porém, em escolas convencionais, também pode ser útil como suporte nas aulas de matemática, principalmente para a realização de exercícios práticos de geometria.
“O Erês forma ângulos corretos e coordenados. Por isso, quem o utiliza pode, com os módulos, criar diversas formas e produtos através de ações lógico-geométricas. Desta forma, além de ser utilizado em escolas especiais, o brinquedo também pode servir a estudantes não portadores de necessidades especiais, inclusive adolescentes.”
No próximo mês de março, o Erês será exposto em Hannover, na Alemanha. O produto será apresentado junto com outros dezessete artigos brasileiros premiados no IF Product Design Award 2009. “A forma do Erês é obtida a partir de paralelepípedo de espuma com densidade 33, cortado por meio de um método que não deixa resíduos, permitindo o máximo aproveitamento do material.”