Steven P. Jobs disse certa vez em uma carta direcionada a compradores que reclamavam dos preços dos produtos tecnológicos o seguinte: “Se você sempre está a espera do próximo corte de preço daquele modelo que mais gostou, você nunca vai comprar qualquer produto tecnológico, porque há sempre algo melhor e menos caro vindo por aí.”

continua após a publicidade

Isso pode ser verdade no mundo da informática, onde o preço cai algumas vezes por ano. Mas quando se trata de preços de televisores de L.C.D. e plasma, você normalmente tem tempo para esperar se quiser economizar um pouco.

Por isso, para aqueles possíveis compradores de TV que consideram o preço o principal decisor de compra – o que parece ser o caso da maioria das pessoas nos dias de hoje – precisará esperar alguns meses antes de mexer no seu bolso.

Perto do mês de Outubro, nos EUA, as televisões de L.C.D. terão uma redução de preço substancial, bem próximo ao pico de vendas para o Natal. Essa é a previsão de Andrew Abrams, diretor executivo de uma corretora de Nova York especializada em informações sobre tecnologia. Existem duas razões para isso: os preços dos próprios painéis de LCD caíram, e o excesso de televisores nos estoques das lojas estão forçando os preços para baixo, é uma tentativa das empresas se livrarem de seus produtos para que possam adquirir os novos modelos.

continua após a publicidade

Essas quedas de preço podem não aparecer no varejo, pois o painel de LCD é apenas uma parte da equação dos preços. Na verdade, é possível que os preços não caiam em tudo, pois depende dos vendedores, se eles desejam cobrar o mesmo para aumentar as suas margens de lucro. Mas essa estratégia é sempre delicada, se um vendedor decide ganhar uma vantagem de vendas e desce o seu preço, muitas vezes outras empresas seguem o exemplo.

Fonte: New York Times

continua após a publicidade