A Marcopolo será a empresa responsável pelo desenvolvimento da carroceria do primeiro ônibus brasileiro movido a etanol (álcool combustível), que está sendo desenvolvido pelo projeto BioEthanol for Sustainable Transport (Best). Segundo a empresa, o Viale foi o modelo escolhido para o período de testes, que serão realizados em São Paulo.

continua após a publicidade

O ônibus do projeto terá motor que funciona com etanol hidratado e 5% de aditivo. O grande benefício com o uso desse combustível para o meio ambiente é a eliminação das emissões líquidas de CO2. Especialmente desenvolvido para o projeto Best, o Viale foi construído para também atender às características dos passageiros portadores de necessidades especiais ou com dificuldade de locomoção.

Do tipo "piso baixo", possui rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e espaço exclusivo para cadeirantes, com cinto de segurança e botão para solicitar a parada do veículo. Com 12 metros de comprimento, tem capacidade para transportar 31 pessoas e também foi equipado com sistema de ar-condicionado e poltronas do tipo urbana com encosto.

O programa Best é uma ação da prefeitura de Estocolmo, da Suécia e tem o apoio da União Européia para divulgar a viabilidade do etanol como combustível alternativo para o transporte coletivo. Além de São Paulo, outras nove cidades do mundo, entre elas Londres, Madri, Munique e Dublin, participam do programa.

continua após a publicidade