Uma pedra solitária é o único objeto rochoso em meio a um campo desértico em Marte. O pedregulho causou tanta curiosidade em astrônomos e em pesquisadores, por, obviamente, ficar deslocada no campo em que está, que o Mars Exploration Rover Science Team enviou a sonda Mars Rover para descobrir do que, afinal, era feita a “Pedra Bounce” – não antes de promover um bolão de apostas para que cada cientista desse seu palpite.
Alguns acharam que era apenas uma pedra marciana normal, outros que era um meteorito. O fato é que a Pedra Bounce é uma pedra marciana, mas não do tipo comum, e o pessoal que apostou no meteorito não estava completamente enganado.
A pedra não “cresceu” naquela região, mas também não veio do céu. Parece que ela é um pedaço do próprio planeta, muito similar aos meteoritos que caíram aqui na Terra, vindos de Marte, mas de outra região – o problema é que ninguém sabe como ela foi parar onde está hoje.
O palpite atual é que a pedra disparou de alguma cratera vulcânica distante e aterrissou no local. Parece que a Pedra Bouce merece seu nome – bounce, em inglês, significa saltar, pular.
Fonte: O estranho caso da pedra marciana.