A invasão de privacidade nos dados armazenados em celulares, como mensagens de texto e agenda telefônica, se torna possível com a tecnologia bluetooth. Jean Ubiratan, analista de segurança da informação da PBI Informática, especializada em segurança digital, avisa que “Se a configuração permitir que qualquer celular se conecte ao seu, as informações podem ser obtidas sem qualquer tipo de controle”.
Essa facilidade de acesso também pode levar à telefonia móvel o problema já bastante conhecido dos usuários de Internet, o vírus. Com a popularização desses aparelhos, começam a ser desenvolvidas ameaças específicas. “Acredita-se que essas também poderão ser as armas do futuro para atingir as empresas e assim obter dados sigilosos dos concorrentes”, explica Ubiratan.
Segundo o especialista, para se beneficiar da tecnologia e preservar a privacidade, a opção é mantê-la ativada só quando estiver sendo utilizada e atualizar periodicamente os softwares do fabricante.
Como proteger sua privacidade
– Habilite o bluetooth do seu aparelho somente quando for necessário. Caso não seja possível, configure-o para que não seja identificado por outros aparelhos. Essa opção costuma aparecer como “Oculto” ou “Invisível”;
– Se o aparelho for usado, antes de inserir os dados, restaure as opções de fábrica e configure-o novamente;
– Instale todos os softwares de segurança recomendados pelo fabricante e fique atento às suas atualizações.