1- Detectores de mentira cerebrais podem ser usados no tribunal
Pesquisadores do MIT descobriram uma forma de criar células solares finas o suficiente para que sejam colocadas em folhas de papel – na verdade elas são “impressas” com um aparelho muito similar a uma impressora convencional.
As células solares que usamos hoje têm apenas 2% de eficiência ao converter energia solar em energia elétrica, se comparadas com painéis solares, que têm 20% de eficiência. Mas você não pode grudar um painel solar nas suas telhas – e é exatamente o que os cientistas planejam fazer com essa inocente folhinha.
Então, além de converter em energia elétrica a energia solar, o papel poderia ser apenas grampeado no seu telhado. Em vez de contratar uma equipe especializada você e o vizinho poderiam fazer o serviço. Economia e energia verde em um só.
Ainda não há previsões de quando a inovação estará disponível.
2- Um pedaço de papel que é um painel solar
Parece que os advogados e juízes já não confiam mais no juramento das testemunhas.
Quando você mente, seu cérebro manda mais sangue para a área ventrolateral do seu córtex pré-frontal. E exames podem mostrar quando isso acontece medindo os níveis de oxigênio do sangue em seu cérebro (não, eles não precisam abrir seu crânio para fazer isso).
E, logo, esses novos detectores de mentira poderão ser usados no tribunal.
Mas eles não são perfeitos para indicar quando uma pessoa está mentindo. Em alguns estudos sua eficiência foi de 76% a 90%. Um advogado americano que está defendendo uma mulher que foi abusada sexualmente quer que o agressor use o equipamento mesmo assim. Se permitido, o caso irá abrir precedentes para o uso do detector de mentira em tribunais.
Fonte:Detectores de mentira cerebrais podem ser usados no tribunal
Fonte: Um pedaço de papel que é um painel solar