Ao se formar em Marketing, Márcio Pacheco fez o que muitos jovens fazem ao sair da faculdade: abriu empresa própria. A Vidias foi criada para atender a grandes projetos que envolvessem a desenvolvimento e consultoria de serviços na internet. Com o tempo, a agência de web foi conquistando seu espaço, mas o mercado era bastante fechado e competitivo. “Era pouco cliente para muita empresa querendo oferecer o serviço”. Logo Márcio percebeu que estava gastando toda a sua energia com uma fatia muito pequena do bolo. Após dois anos a frente da Vidias, o empresário percebeu que estava cometendo um erro estratégico, ao focar apenas nos clientes grandes, quando havia milhares de empresas pequenas precisando de serviços na internet.

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Todas as semanas, sua equipe recebia ligações de pequenos empresários procurando serviços e criações menores como websites. “Porém, este público sempre fugia quando apresentávamos os orçamentos e projetos”. Márcio não demorou para entender que era preciso mudar de estratégia para atender este segmento, que era incrivelmente maior do que sua base de prospects atual. “Até hoje, o cliente pequeno sofre com o atendimento e serviço de web, porque ficam na mão de freelancers ou de agências tradicionais, que não tem na web a sua expertise”.

Lançando mão de pesquisas de mercado, que comprovavam o nicho de oportunidades a sua frente, em 2007 Marcio criou a UBS, que é também uma agência de web com um modelo de negócios totalmente diferente da Vidias. “Lembro-me que na época todas as empresas de web estavam focadas em 6% do mercado brasileiro, que eram as grandes empresas. Além disso, 75% a 80% dos 94% restantes não tinham um website. Era a oportunidade batendo à porta”.

Networking é a alma do negócio

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Com mais de quatro anos, a UBS é especializada em gerenciar pequenos projetos para pequenos orçamentos. “Mais do que isso, ela consegue captar exatamente o que este cliente precisa, e ainda conta com um modelo de comercialização em forma de mensalidade que facilita o pagamento”. Este modelo focado em receita recorrente, garante que um projeto de R$ 4,5 mil seja pago com mensalidades de R$ 149,00. O contrato é por 12 meses, mas multa por rescisão é quase simbólica. “Como a satisfação do cliente é nosso principal diferencial, nosso percentual de cancelamentos é próximo a zero. Já nosso investimento inicial com o projeto se paga em 3 anos”.

Este é outro diferencial competitivo da UBS, o relacionamento com clientes e prospects é muito bem cuidado. “Nossa clientela é boca a boca, portanto sempre compareço a eventos e não perco oportunidades de conhecer gente nova, mesmo que não seja para vender nada”. Marcio conta que já fez muita consultoria e pequenos serviços de graça, e acredita que a disponibilidade é uma das principais qualidades de um bom “vendedor”.

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E a tática parece funcionar. Apenas no MBA em Gestão Estratégica de Empresas que está cursando no ISAE/FGV, Márcio já conquistou pelo menos cinco clientes. “O montante negociado com os projetos já superou o valor total do curso, e ainda pode trazer mais clientes”. Hoje, as duas empresas juntas possuem 150 clientes ativos, e uma média de 8 a 10 novos clientes entram por mês.