Joe Chedburn se auto-intitula um nerd, e tinha apenas 16 anos quando teve a ideia de criar um jogo online. Agora, aos 21 anos e já milionário, o jogo Torn, criado por Chedburn, já tem 41 mil usuários ativos e 1,3 milhão de pessoas já fizeram cadastro no site do jogo.
Torn pode ser jogado gratuitamente, mas uma contribuição de 3 libras (aproximadamente 9 reais) por mês ajuda o jogador a receber pontos extra e status. Como o valor cobrado é relativamente barato, muitos jogadores aceitam realizar o pagamento, e o site já tem um faturamento mensal de aproximadamente 50 mil libras mensais – quase 150 mil reais.
O jogo é baseado em textos e não tem gráficos. Nele, os jogadores acumulam pontos e status ao realizar assaltos, assassinatos e outros crimes em uma cidade imaginária. Apesar da temática violenta, o criador do jogo defende que a brincadeira serve para conhecer outras pessoas, e não cometer crimes. “É sobre um mundo imaginário e representação de papéis”, diz o garoto.
Para defender o seu jogo Chedburn afirma que a parte de conhecer pessoas funciona: um casal que se conheceu durante uma partida de Torn se casou.
De acordo com o criador do bem-sucedido jogo de mundo virtual, as empresas para as quais ele levou a ideia do jogo não mostraram interesse no produto, e por isso ele criou o jogo sozinho. “Quando eu era mais novo meus pais sempre diziam para eu passar menos tempo no computador, mas agora eles estão felizes com o que estou fazendo”, afirma o jovem milionário. “Tenho muita sorte por conseguir ganhar dinheiro fazendo algo que eu realmente gosto”, diz Chedburn.