Nasa lançará sondas para estudar erupções solares

A Nasa deverá lançar nesta quarta-feira (25) as duas sondas gêmeas da missão Stereo que permitirão dar informações sem precedentes sobre as erupções solares e seus efeitos sobre o meio ambiente terrestre. "Estamos no amanhecer de uma nova era da observação solar", disse Russ Howard, um dos cientistas da missão, em entrevista coletiva para apresentar a missão. "Vamos começar a ver as coisas em uma nova dimensão", comemorou.

A missão, que terá dois anos de duração, inclui duas sondas quase idênticas, que serão lançadas, uma sobre a outra, no foguete Delta II. Um satélite precederá a Terra em sua rotação em volta do Sol, e o outro a seguirá. A partir de suas localizações simétricas, os dois satélites darão aos astrônomos as primeiras visões cruzadas sobre o Sol e suas erupções.

A missão foi realizada em dois anos e teve um custo total de US$ 550 milhões. Espera-se que os satélites gêmeos dêem as primeiras imagens em 3D do Sol e de sua coroa para estudar a origem e a propagação das ejeções de massa corolares (EMC), o plasma solar projetado no espaço. Estes acessos de ira do Sol podem causar tempestades magnéticas na Terra, como as que provocaram um apagão geral em Quebec, em março de 1989.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo