As novas demandas na área de comunicações fizeram com que a Furukawa, empresa especializada em infra-estrutura para telecomunicações e fabricante de cabos ópticos e metálicos, anunciasse investimentos em sua planta na Cidade Industrial de Curitiba.
A Furukawa vai investir R$ 15 milhões nos próximos três anos na modernização da fábrica paranaense. Além disso, está investindo US$ 3 milhões na implantação de uma unidade na Argentina para a fabricação de cabos ópticos.
Os investimentos foram alocados porque a empresa prevê a geração de novos negócios na América do Sul pela procura de avançadas redes de comunicação e por serviços multimídia em alta velocidade por meio da fibra óptica. ?A demanda por cabos ópticos voltou a subir no ano passado, especialmente por causa dos vídeos pela internet, que necessitam de maior velocidade. A idéia é fazer com os vídeos o mesmo que já existe com as músicas, com compras pelo iTunes. Mas é preciso rede para isto. Fisicamente, os cabos com cobre têm limites?, explica o presidente da Furukawa Brasil, Foad Shaikhzadeh.
Foto: Daniel Derevecki |
Furukawa aposta em crescimento pesado no setor nos próximos anos. |
Ele afirma que existe a tendência de implantação de redes compostas apenas por fibra óptica, chamada de fiber to home, até a casa do assinante do serviço. Mas isto só é economicamente viável quando se oferece um serviço acima de 20 Mpbs. No Japão, o fiber to home está em 35% dos domicílios, com 100 Mpbs de velocidade por um custo de US$ 40 por mês. Shaikhzadeh acredita que os investimentos pesados neste tipo de rede, no Brasil, devem vir em dois ou três anos.
A Furukawa fez a instalação de sistemas ópticos em três condomínios residenciais de alto padrão, um mercado crescente na América do Sul. Nos três locais (um em São Paulo e dois na Bahia) não havia a rede convencional. A diferença de valores para a rede óptica chegou a 20%. Existem mais três condomínios em carteira e outros projetos de pequeno porte, cujos custos variam de R$ 500 mil a R$ 1 milhão. ?A principal vantagem é que são redes para o futuro, que suportam todos os tipos de serviços, inclusive aqueles que ainda serão desenvolvidos?, comenta Shaikhzadeh.
Os investimentos da Furukawa em Curitiba também são para a produção de cabos de rede locais. Os cabos 5e, que dominaram o mercado entre 2001 e 2002, estão sendo substituídos por cabos 6a. Estes possuem custos maiores, com variação entre 20 a 30% em relação ao 5e. A empresa espera uma migração para o 6a até 2010.
A empresa detém 50% do mercado brasileiro de cabeamento estruturado. O faturamento da Furukawa em 2007 foi de R$ 368 milhões.