A Gaia Informática, especializada em sistemas de redes, está lançando no Brasil duas novas plataformas para proteção da internet corporativa da norte americana Marshal Software, uma das principais empresas de segurança de conteúdo para e-mail e web. O lançamento inclui soluções projetadas para o Microsoft Exchange 2000, o ambiente de workgroup da Microsoft.

Entre as novidades estão o MailMarshal – um sistema de segurança de conteúdo para correio eletrônico – e o WebMarshal, aplicação para controle e monitoramento de acesso à internet. Na análise de Fernando Neves, diretor da Gaia, essas ferramentas são ideais para a implantação de políticas de produtividade e eliminação de riscos na web, pois, além de controlar o acesso a determinados sites, ele elimina o mau uso do e-mail no ambiente de trabalho.

O executivo explica que os principais problemas que as empresas enfrentam com relação aos dados eletrônicos que passam pela rede, são o vazamento de informações sigilosas e a circulação de mensagens inadequadas, que afetam a imagem da corporação. “O MailMarshal fiscaliza a saída de conteúdo confidencial, difamatório ou de profanação bem como outras formas impróprias de utilizar o e-mail no trabalho, que podem potencialmente prejudicar a integridade dos negócios”, conclui. Além disso, oferece suporte anti-vírus de alta velocidade, avançado sistema de escaneamento de texto, aumento do reconhecimento dos tipos de arquivo, notificação em tempo real sobre brechas na política de proteção, relatório detalhado tanto sobre o tráfego de e-mail como das ações de segurança e manutenção dos resultados.

Para o controle de acesso à internet, a Gaia está lançando o WebMarshal, que elimina navegações impróprias e direciona os usuários para sites previamente aprovados, enquanto bloqueia sites ofensivos ou improdutivos. “Um dos principais benefícios é a otimização do uso da banda e agilização no acesso à internet”, explica. Nesse sentido, a solução permite estabelecer regras baseadas em diferentes critérios que vão desde o controle por meio de browser pela URL, usuário ou hora até o tipo de conteúdo – arquivo, tamanho ou resultado do anti-vírus. O aplicativo conta ainda com a ferramenta ‘TextCensor’, que faz a filtragem por categoria, utilizando a tecnologia de análise de palavras. Com isso, é possível localizar e atualizar automaticamente a lista de sites que podem ou não ser acessados, formando as listas negras, por meio da categorização da URL.

Saiba mais sobre Segurança de Conteúdo na Internet :

www.eprotect.com.br
continua após a publicidade

continua após a publicidade