Imagine um robô com maleabilidade de um origami que pode se dobrar e se desdobrar sozinho conforme a natureza da tarefa que tenha desenvolver. Pensou? Isso é ficção ou realidade?
Quem apostou em realidade acertou porque este robô já existe. A criação tem a assinatura do prestigioso MIT (Massachusetts Institute of Technology), sediado nos Estados Unidos. Os cientistas de lá conseguiram idealizar um robô minúsculo feito de PVC e imãs. E além da capacidade de assumir diferentes tipos de formas, ele também pode se autodestruir sozinho.
Para conseguir dar autonomia para o dispositivo, os cientistas intercalaram entre os imãs e placas de PVC, camadas de poliestireno. Com isso, através de estímulos elétricos remotos, o robô se movimenta e realiza as suas tarefas sem qualquer necessidade de conexão ou cabo.
O que controla a forma do robô é a temperatura ambiente, o que é configurado previamente pelos cientistas. O material dobrável é dotado de memória de forma.
De acordo com o MIT, a ideia de projetar este robô miniatura seria para utilizá-lo em complexos procedimentos cirúrgicos. Mas tudo indica que por causa da performance de autonomia e precisão do robozinho é nem provável que ele tenha uso militar. Veja no vídeo as proezas deste pequeno notável: