São Paulo (Agência Fapesp)- Sinal verde para o Hubble e alívio para astrônomos em todo o mundo. A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou, na última terça-feira (31/10), uma nova missão para realizar reparos e levar instrumentos ao telescópio espacial.
A decisão de Michael Griffin, administrador da Nasa, vai contra a postura do ocupante anterior do cargo máximo na agência. Após o desastre com o ônibus espacial Colúmbia, em fevereiro de 2003, que resultou na morte de sete astronautas, Sean O?Keefe havia cancelado qualquer missão para o Hubble, preferindo deixar os vôos seguintes do ônibus espacial até a aposentadoria do veículo, que deverá ocorrer até o fim da próxima década exclusivamente para completar a Estação Espacial Internacional (ISS).
Os astronautas da Test Servicing Mission 4 (SM4), prevista para 2008, levarão novas baterias e giroscópios para substituir os dispositivos que estavam quebrados ou no limite de funcionamento. Sem a troca, a estimativa é que o Hubble deixaria de operar em 2009 ou 2010, podendo até mesmo reentrar na atmosfera por conta da falta de estabilidade provocada pelos giroscópios quebrados.
Novos instrumentos também estarão na bagagem do shuttle, como um espectrógrafo para estudo da estrutura e composição de galáxias e gases intergalácticos e uma nova câmera para ampliar a capacidade de observação do universo.