A Microsoft Brasil anunciou o lançamento de dois novos games para o Natal: Age of Mythology, novo jogo de estratégia em terceira pessoa, e Combat Flight Simulator 3, terceira versão do simulador de vôo de combate ambientado na 2ª Guerra Mundial. A estratégia da empresa foi trazer ao mercado brasileiro os títulos mais fortes e interessantes. ?Os novos títulos traduzem os esforços da Microsoft em criar jogos que ofereçam aos fãs a melhor experiência possível?, afirma Milton Beck, gerente da divisão de consumo da empresa. Os títulos chegam ao mercado em brasileiro com preço sugerido de R$ 99, cada um.
Com investimentos de US$ 20 milhões e três anos de trabalho de desenvolvimento, o novo jogo de estratégia em terceira pessoa da Microsoft, Age of Mythology, é um dos lançamentos mais aguardados do mercado e chega ao país 100% adaptado, com software e manual em português. Entre as novidades estão o cenário, agora 100% em terceira dimensão, e os recursos multiplayer. Para os jogadores que optarem por jogar em rede, a Ensemble Studios disponibilizou um servidor totalmente dedicado ao jogo que pode ser acessado por todos os jogadores que possuírem o software original.
Inspirado nas mitologias grega, nórdica e egípcia, o game segue a mesma filosofia já conhecida dos fãs da família Age of Empires e permite ao jogador criar e desenvolver uma civilização ao longo das eras arcaica, clássica, heróica e mítica, contando com o apoio dos deuses e de unidades de combate mitológicas dependendo dos níveis de fé que alcançar. ?A construção de templos e os cultos tornam as civilizações mais poderosas e dão ao gamer maior acesso a recursos mágicos?, explica Maria Carolina Braga Vianna, gerente de marketing de consumo da Microsoft Brasil.
O jogo se inicia a partir da escolha da civilização e de um dos três principais deuses de cada povo. Ao determinar qual divindade irá adorar, o jogador define uma série de característica do jogo, como as unidades míticas e os favores divinos a que terá direito. A cada passagem de era, será necessário optar entre dois outros deuses. As unidades mitológicas são soldados de combate com poderes mágicos, como minotauros, centauros, ciclopes, entre outros. Ao todo, há 25 personagens como estes disponíveis.
Combat Flight Simulator 3
A nova versão do simulador de combates aéreos da Microsoft foi desenvolvida a partir de recursos gráficos do Flight Simulator 2002, e situa os jogadores no período após o Dia D, na 2ª Guerra Mundial. Cenários em terceira dimensão e o novo design gráfico possibilitam que o jogo recrie cenários, cidades, florestas, bases e unidades de solo com o máximo de realidade possível. Outro recurso para deixar o jogo ainda mais real é a visão da cabine, que deixa de ter a opção 2D na tela. ?O jogador terá exatamente a mesma visão que um piloto da 2ª Guerra tinha, o que deixa o game ainda mais emocionante?, conta Maria Carolina.
A pesquisa histórica também é um dos fortes do Combat Flight Simulator 3. Além das missões individuais, é possível participar das batalhas que aconteceram no conflito, combatendo com pilotos da época e pilotando aeronaves que realmente existiram. São 18 aeronaves, entre elas, os primeiros jatos do mundo, que podem ser customizadas com cores e abreviações. Outra novidade é a possibilidade de escolher o brasão de equipes que fizeram parte dos combates.
O recurso multiplayer também apresenta novidades: o jogador pode cadastrar o IP dos amigos com quem mais gosta de jogar e, sempre que se conectar, o próprio software rastreia a Internet a procura dos contatos. O Combat Flight Simulator 3 também possui uma ferramenta de comunicação instantânea própria que permite aos gamers conversar enquanto jogam. O jogo chega ao país em inglês, com caixa e manual em português.
Lançamentos para 2003
Para complementar sua linha de games, a Microsoft lançará ainda mais dois títulos no começo de 2003: Impossible Creatures e Rise of Nations. O primeiro é um jogo de estratégia em tempo real, em 3D, que se passa na década de 30. O game reúne os participantes em uma perseguição a um ser maligno que é procurado ao longo de uma cadeia de ilhas remotas e fantasmagóricas. Em sua luta para defender um mundo totalmente desprotegido, os jogadores podem modificar geneticamente animais da Terra e criar um exército de monstros mutantes. O game foi desenvolvido pela Relic Entertainment e seu lançamento também está previsto para o primeiro semestre de 2003.
Rise of Nations é um game de estratégia e ação em tempo real cujo objetivo é construir uma nação a partir de uma cidade à qual vão acrescentando recursos de infra-estrutura para a expansão de suas fronteiras. Os gamers poderão vencer pelo seu poderio bélico, utilizando armas de todo tipo ? desde estilingues e canhões até sofisticados bombardeiros ?, ou conquistando outras civilizações e até mesmo ganhando mercado por meio da comercialização de produtos de primeira necessidade. Rise of Nations permite aos jogadores percorrer, em poucas horas, todas as civilizações, dos diversos níveis de complexidade social. O título foi desenvolvido por Brian Reynolds (criador de Civilization 2 e Alpha Centauri).