continua após a publicidade

A Microsoft inaugurou hoje o centro de tecnologia para sistemas embarcados, em parceria com o Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica, em Curitiba, no Paraná. O centro é uma extensão do Instituto XML de Curitiba, inaugurado há pouco mais de dois anos, e promoverá a inovação e aumento da competitividade da indústria local em sistemas para mobilidade, incluindo automação comercial, de serviços e industrial, telecomunicações e indústria eletroeletrônica.

Os investimentos da Microsoft no projeto englobam bolsas de estudo, transferência de tecnologia, na qual foram envolvidos treinamento e capacitação de profissionais do Cefet; e suporte para aquisição do laboratório ? servidor, protótipo e devices de forma geral.

De acordo com o presidente da Microsoft Brasil, Emilio Umeoka, o objetivo da parceria é estimular as indústrias de software e hardware brasileiras, por meio do desenvolvimento de produtos nacionais aliado à tecnologia de sistemas embarcados – softwares pré-embutidos em equipamentos, como computadores de mão, terminais de acesso e aplicativos móveis, em geral. Esse tipo de solução também é aplicada em caixas de supermercado, ATMs, painéis de informações e eletroeletrônicos de consumo.

continua após a publicidade

“Por meio de ações promovidas em parceria com a Microsoft, o centro de tecnologia para sistemas embarcados contribuirá para a difusão das tecnologias Windows Embedded no desenvolvimento de produtos inovadores”, destacou o professor do Cefet, Paulo Cézar Stadzsz.

O projeto é pioneiro, pois é destinado a atender especificamente o mercado de sistemas embarcados, cujas tecnologias têm potencial para popularização e uso em diversos segmentos. “Teremos a possibilidade de contar com um centro gerador de projetos para atender às demandas de outras indústrias”, disse Umeoka.

continua após a publicidade

O lançamento do centro também reafirma o potencial do estado do Paraná, que possui tradição de pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções. “Muitos laboratórios de pesquisas apresentam inovações tecnológicas significativas que retornam ao mercado na forma de produtos e tecnologias capazes de resolver problemas do dia-a-dia das corporações e da sociedade de forma geral”, destacou o presidente da Microsoft Brasil.

O centro de tecnologia para sistemas embarcados também realizará seminários e treinamentos para profissionais e estudantes da comunidade e desenvolverá projetos pilotos em parceria com as empresas. “Estamos contribuindo para o aprimoramento tecnológico do profissional, aliando seu domínio tanto das tecnologias de ponta como das melhores práticas de mercado. O resultado é a alta qualificação nas mais recentes tecnologias, evitando que o profissional fique obsoleto”, explicou Umeoka.