A Microsoft Brasil abre na próxima segunda-feira (8) as inscrições para a terceira onda do seu programa gratuito de capacitação de jovens para o mercado de trabalho, denominado Students to Business. O projeto tem o objetivo de oferecer gratuitamente capacitação a estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário interessados em tecnologia da informação, facilitando o acesso deles às vagas ofertadas pelas empresas nesse segmento. As inscrições vão até o dia 24 deste mês.
Desde que o programa foi criado, há um ano, mais de 68 mil estudantes de 12 estados brasileiros – além do Distrito Federal – se inscreveram para participar. Cerca de 3 mil estudantes completaram todas as etapas e mais de 1.500 conseguiram empregos já durante o Programa.
Desta vez, o programa vai abranger 25 localidades em 15 estados do Brasil – Araraquara, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Limpo Paulista, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus, Maringá, Olinda, Paraíba, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sergipe e Vitória, e tem como meta capacitar os alunos participantes no uso da tecnologia Microsoft nas áreas de desenvolvimento e infra-estrutura. As inscrições são feitas pelo site: http://www.programas2b.com.br.
“A novidade é que o algoritmo de classificação dos candidatos será revisto a fim de fazer com que os alunos que não trabalhem tenham ainda mais prioridade no processo classificatório”, afirma o Gerente Acadêmico da Microsoft Brasil, Amintas Lopes Neto. Todos os alunos inscritos responderão a um questionário com dados pessoais e profissionais, que selecionará os classificados para a primeira fase.
O programa de treinamento é dividido em três etapas, com uma carga horária total de 84 horas, para quem cumpri-lo até o fim. Um conteúdo relacionado ao programa estará disponível no portal para que no momento da inscrição o aluno possa se preparar.
As aulas acontecem nas unidades dos 20 Centros de Inovação mantidos pela Microsoft em várias cidades do país e em instituições parceiras. Os cursos acontecem de manhã, à tarde e à noite, de acordo com a demanda dos estudantes e da disponibilidade de recurso de cada localidade.
Nessa etapa, um aulão trata do mercado de TI e apresenta as características das áreas de infra-estrutura e desenvolvimento de sistemas, permitindo ao jovem escolher em qual deles pretende se aperfeiçoar. Já a partir da segunda etapa, haverá turmas de conteúdo técnico-tecnológico distinto para os interessados em cada área. Ao final de cada etapa, um teste é realizado para avaliar se o estudante participará ou não da fase seguinte.
Além de capacitar os jovens, o programa faz uma ponte com o mercado de trabalho, facilitando o contato entre as empresas que trabalham com tecnologia Microsoft e buscam mão-de-obra especializada e os jovens. Isso ocorre usualmente por meio de uma “Feira de Empregos”, realizada ao final do programa em cada localidade.
Todos os alunos participantes do programa também podem divulgar seus currículos em um portal de currículos exclusivo. Isso aumenta as chances de concorrer a vagas de emprego nas empresas que necessitam de profissionais qualificados nas plataformas da Microsoft para completar seus quadros de funcionários.
Fonte: Com Assessoria